Edição 147 – 7/11/2014

Presidentes da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal e do Sinal discutem falta de moedas em Manaus


No encontro, realizado na manhã de ontem, 6, em seu gabinete, o vereador Álvaro Campelo informou a Daro Piffer que encaminhará denúncia ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para que tome as medidas necessárias para resolver a falta de moedas na capital amazonense. A escassez de cédulas já prejudica o comércio local e a população, em especial os beneficiários de programas sociais. A falta de troco ocorre com mais frequência com as cédulas de menor valor.

Segundo Daro Piffer, o problema é consequência do corte orçamentário de 70% na produção de moedas no país. De R$ 1 bilhão, o montante previsto para a compra de moedas passou a aproximadamente R$ 300 milhões.

O Sinal encontra-se em Manaus para a 26ª edição de sua Assembleia Nacional Deliberativa (AND),  iniciada na manhã de segunda-feira, 3, durante a audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas que debateu a instalação de uma unidade da autoridade monetária no Estado, o maior do país. A capital, Manaus, 7ª economia entre as unidades federativas, abriga 2 milhões de habitantes. O evento se encerrará no próximo sábado, dia 8.

A omissão do Banco Central na Amazônia vem causando prejuízo à sociedade local, tanto para a população propriamente dita como às atividades comerciais e industriais. O tema continuará a ser debatido em Brasília, segundo informou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do requerimento da audiência em Manaus em parceria com o deputado estadual amazonense Wilson Lisboa, de seu partido.

Grazziotin anunciou no encontro do Legislativo do Amazonas que solicitará audiência com o presidente do Banco Central para discutir o fortalecimento da autarquia na região Norte, incluindo a abertura de uma representação em Manaus.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAND debate Estrutura de poder no Sinal
Matéria seguinteEntidades entregam propostas a Aécio Neves