Edição 015 - 23/03/2021

ELEIÇÕES 2021 – CHAPA NOVO SINAL

QUEM SOMOS

Servidores  do Banco Central, dedicados profissionais de todas as áreas da Instituição, com experiência acumulada na vida profissional e na luta sindical. Pessoas que olham para o Sinal com a responsabilidade de que cabe a ele, canalizando as aspirações das pessoas, organizar as ações sindicais da categoria.

Pessoas que lutaram e estão a lutar, por caminhos diversos, imbuídos do propósito de preservar a carreira e a Instituição, fortalecendo-as contra as ingerências externas, e de garantir direitos e um salário digno, proporcional à importância social e econômica do trabalho.

Pessoas dispostas a MUDAR a gestão do SINAL e que se põem novamente em movimento, articuladas para, em conjunto com todos e todas, com REPRESENTATIVIDADE e MODERNIZAÇÃO SINDICAL, recuperar a capacidade de um NOVO SINAL e alterar a realidade adversa que nos circunda, tornando-o capaz de atender as necessidades da categoria, baseadas em valores de profissionalismo,  transparência,  convivência na diversidade de pensamento e  união em âmbito nacional.

Como candidatos e candidatas à direção do Sinal, pedimos seu voto, comprometidos e certos de que honraremos a confiança depositada em nós pelas urnas.

Programa Unidade Nacional

Muda Sinal! – SP, Novo Sinal – RJ e Representatividade e Modernização Sindical – Brasília

Aos Colegas do Banco Central,

Eleições Sinal – 2021

Manifesto do Programa Unidade Nacional – Síntese

BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO

1. A esperança é possível nas adversidades. Vivemos as adversidades provocadas pelos governos, ao longo do tempo, em intermináveis reformas e decretos, e pela diretoria do BC, caracterizada pela indiferença às demandas do corpo de servidores.
2. Nesse contexto e com renovada esperança, as chapas Muda Sinal!-SP, Novo Sinal-RJ e Representatividade e Democratização Sindical-BSB, nestas eleições de 14/04/2021, propõem-se, de modo unitário e com compromisso pela unidade nacional, a renovar em profundidade a gestão política do Sinal.

3. A unidade nacional, primeiro propósito de gestão, se define pela integração dos filiados, via uma plataforma eletrônica, e se inicia pelo direito de falar e de propor, para todos e todas,  nacionalmente, direitos hoje inexistentes (hoje só o Conselho Nacional fala e propõe!), seguidos pelo direito de votar (já conquistado).

4. Reafirmamos o compromisso com uma gestão cuidadosa, transparente, ética, com prestações de contas mensais, e prontidão nas comunicações do sindicato, inclusive administrativas. Especial atenção será dada à gestão econômica e eficiente dos recursos financeiros do Sindicato, oriundos da contribuição mensal dos filiados.

5. São ainda ideias e valores do Programa Unidade Nacional: independências política, moral e intelectual e o inabalável compromisso com a Democracia, com práticas de horizontalidade, liberdade de expressão e de proposições nacionais.

6. As pessoas e os currículos dos candidatos são outra garantia oferecida aos filiados nestas eleições.

7. As estratégias de atuação do sindicato precisam ser variadas: mobilização, diplomacia, embasamento e tecnicidade dos argumentos, articulação com outras entidades sindicais afins, nos temas gerais dos servidores, construção de processos sindicais densos e consistentes, integração nacional dos filiados, legitimação das opiniões e ações do Sinal, que guiarão a nossa conduta de dirigentes.

8. A pauta de reivindicações será construção conjunta de todos e de todas. Desde já, temos compromisso de buscar: o pagamento dos 28,86%, a preservação e melhorias do PASBC tão fundamental, a defesa de todos os direitos (entre eles paridade e integralidade), os aperfeiçoamentos na Lei 179/21 (Autonomia do Banco Central), especialmente a proteção à carreira e a tipificação dela como Exclusiva de Estado, e a autonomia orçamentária para os gastos da administração, inclusive de pessoal. Outras reivindicações estão em nossa carta-programa detalhada. A conquista de um salário justo é obrigação sindical, e na primeira oportunidade conjuntural, traremos esse assunto à tona para nossas iniciativas de campanha.

Com a esperança firme de merecer o seu voto, pela certeza de que estamos a apresentar um programa de Unidade Nacional aderente ao Sinal de hoje, com impactos nos anos futuros, coragem e determinação de inovar e integrar ativos e aposentados, analistas e técnicos, antigos e novos, todos sem exceção, nacionalmente, em variadas estratégias, para que o Sinal contribua para a possibilidade do sucesso da nossa categoria.

Brasil, março de 2021

Muda Sinal! – São Paulo

Novo Sinal – Rio de Janeiro

Representatividade e Modernização Sindical – Brasília

Contatos:

sinaldemudanca.sp@gmail.com – zap: (11) 98397-8612

sinaldemudanca.rj@gmail.com – zap: (21) 99955-8802

sinaldemudanca.df@gmail.com – zap: (61) 98427-0136

 

PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DA CHAPA


NOVO SINAL

– Defesa permanente dos direitos dos servidores, com vistas à contínua valorização da carreira, identificada como Exclusiva de Estado.

– Busca do aperfeiçoamento da autonomia do Banco Central, que, além de técnica, operacional, administrativa e financeira, deve ser também orçamentária e de execução financeira.

– Manutenção do direito à integralidade e à paridade entre ativos, inativos e pensionistas.

– Revigoração e aperfeiçoamento constante do PASBC como programa de saúde e como item da relação laboral.

– Extinção (integral ou gradual) da contribuição previdenciária do aposentado.

– Intensificação do uso de formas modernas de alcance de maior produtividade, com ampliação do teletrabalho, adoção de jornada flexível de 7 horas e criação de espaços de entretenimento e lazer no próprio ambiente de trabalho.

– Universalização, no corpo funcional, de políticas institucionais de promoção de QVT, com a participação ampla e efetiva do sindicato.

– Implementação de ações que tenham por objetivo estimular a ampliação do número de filiados, inclusive de pensionistas, para o que contribuirão as propostas de interação dentro do SINAL.

– Busca de soluções mais rápidas para as ações judiciais de interesse dos servidores, notadamente a relativa aos 28,86%, seja em âmbito administrativo ou judicial.

– Aperfeiçoamento da política de veiculação das informações do SINAL, com uso de ferramentas que possibilitem maior integração e comunicação mais ágil com os filiados, com o objetivo de mantê-los permanentemente atualizados com as atividades do sindicato, inclusive com a divulgação ampla de demonstrativo financeiro mensal.

– Ampliação da oferta de oportunidades de aprimoramento pessoal e profissional aos filiados, mediante celebração de convênios com entidades, instituições, estabelecimentos comerciais etc., que seriam selecionados por meio de consultas aos servidores da ativa e aos aposentados, para avaliar demandas e interesses.

Edições Anteriores
Matéria anteriorELEIÇÕES 2021 – BELSITO É O PRESIDENTE DA CHAPA SINAL PARA TODOS!
Matéria seguinteEleições Sinal: veja passo a passo para garantir o voto eletrônico