Edição 206 – 03/12/2018

28a AND: Carta do Presidente do Sinal


Saio muito satisfeito dessa AND, por vários motivos. A realização do seminário foi algo importante. Espero que a iniciativa se repita e que possamos dedicar tempo para discussões mais estruturadas, que sirvam de subsídio aos debates entre os delegados. Quem sabe na próxima AND não estejamos coroando estudos com um seminário e a retomada das premiações de trabalhos do prêmio Paulo Roberto de Castro?

Discutimos também possíveis mudanças no sistema eletivo do Sindicato, em especial para a Diretoria Nacional. Não foram aprovadas, por pouquíssimos votos, mas ficou claro que a maioria está disposta a construir um novo modelo, que permita maior participação dos filiados.

O debate sobre a reestruturação das carreiras foi muito enriquecedor. A plenária mostrou convicção na defesa do nome Auditor, aprovado pela categoria, e flexibilidade para discutir proposta alternativa, caso a nomenclatura de preferência não seja viável. Discutimos a importância das atribuições e prerrogativas. Ainda, mostramos sensibilidade para a situação dos celetistas reintegrados da ativa.

Na pauta negocial, enfrentamos o debate sobre paridade, preservação do poder de compra das aposentadorias e sua relação com a remuneração dos servidores em atividade. Mantivemos a defesa do subsídio e aprovamos a criação de estrutura de bonificação extensível a todos os servidores, ativos e aposentados. Além disso, definimos um índice de reposição inflacionária de 18,8%.

A plenária teve disposição excepcional para a discussão de grande parte das propostas e o PASBC continuou sendo uma de nossas agendas prioritárias. Para efetivá-la, a primeira ação concreta é motivar mais colegas a participarem da votação eletrônica sobre o PASBC, que vai até o próximo dia 5.

Nossa pauta, agora, será levada à categoria. Todos precisarão se engajar neste momento, para que tenhamos uma participação massiva dos servidores. A votação da pauta será a demonstração inicial de nossa disposição à luta.

Tivemos falas brilhantes, debates acalorados, mas cordiais. Continuamos o fortalecimento do Sinal para próximos anos. Serão muitos desafios, mas mostramos vontade de melhorar o que temos e de reforçar a proximidade com a categoria.

Todos estão de parabéns.

Jordan Pereira

Presidente do Conselho Nacional do Sinal

Edições Anteriores
Matéria anteriorPlenária aprecia propostas de reestruturação de carreiras; começa debate sobre o relatório do Grupo 3
Matéria seguinteDebate da pauta negocial encerra 28ª AND