Edição 206 – 03/12/2018

Debate da pauta negocial encerra 28ª AND


Com o objetivo de construir a pauta negocial para o próximo período, os delegados, reunidos em Recife, na última sexta-feira, 30 de novembro, avançaram no debate de questões ligadas à recomposição salarial, aposentadoria, qualidade de vida no trabalho e PASBC. A apreciação do relatório do Grupo 3 “Campanha Negocial” encerrou os trabalhos da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal.

Remuneração

Após analisar diferentes propostas, que previam mudanças na composição salarial da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil, com o objetivo de recuperar perdas salariais e de buscar o realinhamento remuneratório com carreiras correlatas do Executivo Federal, a Plenária aprovou a criação de uma estrutura de bonificação, complementar ao subsídio, extensiva a todos os servidores, ativos e aposentados, independente do regime de aposentadoria.

O autor da proposta, Evaristo Araújo, de Fortaleza, ressaltou que o encaminhamento é uma importante sinalização de que o Sindicato também está atento às demandas do conjunto dos servidores.

A diretriz, que foi construída tendo como norte os honorários de sucumbência percebidos pela carreira de Procurador, depende de modificações na legislação vigente, além de formulação de lei própria, que delimite os termos do bônus, conforme informou a assessoria jurídica do Sindicato.

Para a delegada Anna Catarina, de Brasília, a aprovação da proposta é o primeiro passo para que, no futuro, os servidores da carreira de Especialista percebam parcela complementar com o mesmo parâmetro da AGU.

A AND também indicou a continuidade da luta em defesa dos celetistas reintegrados, há anos sem recomposição salarial.

PASBC

O Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) segue como agenda prioritária da categoria. A Plenária dedicou parte considerável do período de debates ao encaminhamento e apreciação de propostas que visam melhorar a rotina administrativa do Programa.

Os delegados reafirmaram o posicionamento do Conselho Nacional do Sinal, rejeitando qualquer elevação, acima dos limites legais, nas contribuições dos participantes.

Os itens da pauta reivindicatória, construída ao longo dos cinco dias de AND, serão levados à categoria em Assembleia Geral Nacional.

Edições Anteriores
Matéria anterior28a AND: Carta do Presidente do Sinal
Matéria seguintePASBC: votação eletrônica no ar até a próxima quarta-feira, 5