Edição 204 – 29/11/2018

28ª AND: segundo dia de deliberações tem debates sobre mudanças no processo eleitoral


O segundo dia de deliberações da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, nesta quarta-feira, 28, foi exclusivamente voltado à apreciação do relatório do Grupo 1, com o tema “O Sinal dos Próximos Anos”, que contou, originalmente, com 76 propostas.

Importante ressaltar, pela relevância do assunto, que diferentes propostas de mudanças nos critérios para eleição da Diretoria Executiva (Direx) e Conselho Nacional do Sindicato foram apreciadas pelos delegados. Embora algumas tenham conquistado o apoio da maioria, não alcançaram o número de votos suficientes para aprovação, uma vez que mudanças estatutárias necessitam de 2/3 dos votantes para serem consideradas vitoriosas.

Autor de uma das sugestões que previa eleição direta para a Direx, Álvaro Freitas, de Salvador, defendeu que a mudança permitiria “um aprofundamento do debate de ideias e exigiria uma maior articulação nacional dos pretendentes aos cargos”.

Na mesma linha, Rita Girão, de Brasília, também coautora de proposta neste sentido, ressaltou que, no âmbito das entidades representativas das carreiras Típicas de Estado, o Sinal é um dos únicos que mantém o sistema indireto de eleição. Para ela, além do aumento da participação dos filiados, a “instituição de eleição direta traria mais credibilidade para o Sindicato”.

Por outro lado, o delegado Eduardo Stalin, de São Paulo, argumentou que a mudança poderia enfraquecer os conselhos regionais.  “Não sou contra a eleição direta, mas dentro do nosso Sindicato o poder é expresso regionalmente. O problema é que essa proposta tira o poder do Conselho Regional. Temos que mudar as coisas de uma forma concatenada”, afirmou.

Ficou patente que o assunto não está esgotado e ainda será objeto de muitas discussões, já que a objeção às propostas apresentadas se deu muito mais pelas suas nuances que pelo seu mérito, cabendo um trabalho de aprimoramento na concepção das mesmas.

Na manhã de hoje, 29, os delegados iniciaram a apreciação do relatório do Grupo 2, que trata do tema Reestruturação de Carreiras. Os trabalhos da 28ª AND seguem até amanhã, 30.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal-DF – expediente amanhã
Matéria seguinteMoção da 28ª AND do Sinal