Edição 90 – 24/5/2022

AGN deliberativa: é dia de definir próximos passos da luta; SINAL indica manutenção da greve


Hoje é dia de Assembleia Geral Nacional deliberativa sobre a greve em curso. Logo mais, às 14h, terá início a AGN virtual e o indicativo do SINAL é pela manutenção do movimento grevista, como forma de pressionar o BC e os demais órgãos do governo, em favor da Reestruturação de Carreira e o reajuste salarial. Confira links para inscrição e acesso à Assembleia.

Sala 1:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZYld-2pqz8oHNEo5IqwWA-PprAD-1VpSxgg

Sala 2:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwrcuihqDIsHtPb0Kcg-22yIrvLWOvlRDaf

Somente com a manutenção e o recrudescimento das ações, conseguiremos tirar as instâncias decisórias do comodismo atual. A janela para a negociação de uma reestruturação de carreira com reajuste ainda em 2022 está se fechando. Oportunidade há, como é possível observar no caso do INSS, mas deve haver, sobretudo, vontade política do governo.

O Sindicato vem cobrando, há tempos, a abertura de uma mesa, o que já foi negado pelo Executivo, conforme destacou, por exemplo, o boletim Interação de 12 de abril. Em reunião com as representações dos servidores, na mesma data, a diretora de Administração do BC, Carolina Barros, ao ser cobrada pelo presidente do SINAL, Fábio Faiad, por uma mesa de negociação, lembrou que o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Leonardo Sultani, negou tal possibilidade.

Portanto, só a intensificação da luta poderá tirar o governo do estado de inércia.

Participe da AGN e ajude a fortalecer a mobilização.

Sobre vazamentos

Chegou ao conhecimento do Sindicato que, em reuniões internas no Banco central, houve reclamações por parte de diretores acerca do vazamento de informações do boletim Interação que divulgou a minuta de Medida Provisória enviada ao Ministério da Economia. Todavia, a crítica deve ser feita à forma como o próprio BC conduziu a situação, desde o envio da proposta sem diálogo com as entidades da categoria até o tratamento dado a algo que deveria ser sigiloso.

Dessa forma, não nos convencerá qualquer argumento de que a repercussão do tema na mídia prejudicou o sucesso da investida. Vale ressaltar ainda que a ampla divulgação dos termos do acordo de servidores do INSS, nos mais diversos veículos, não prejudicou o seu andamento.

Decreto 10.620/2021

O SINAL encaminhou hoje à Dirad proposta de redação, a ser colocada em dispositivo legal sobre a reestruturação de carreira, para preservar os servidores do BC dos efeitos do Decreto 10.620/2021 (que transfere da Autarquia para o INSS as atividades de concessão e manutenção de aposentadorias e pensões). A sugestão não possui qualquer impacto financeiro e, de acordo com análise da assessoria do Sindicato, é viável juridicamente.

Confira aqui o documento na íntegra.

O lugar dos aposentados e pensionistas do Banco Central é dentro da própria Casa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAo vivo: terça-feira terá importantes debates para o serviço público
Matéria seguintePasso a passo de como usar o Zoom