Edição 77 – 11/5/2021

AGN na próxima sexta-feira, 14, debaterá pauta emergencial dos servidores do BC; participe!


O momento atual para nós, servidores públicos de todo o Brasil, é bastante complicado. Além de crises em diferentes campos (sanitário, financeiro, político, etc.), há, em curso, uma agenda de ataques aos nossos direitos, tanto por meio de medidas na esfera do Executivo quanto de projetos de lei e propostas de emendas à Constituição em trâmite no Congresso Nacional. Destaque para a PEC 32/2020, conhecida como reforma administrativa, que coloca em risco a subsistência do serviço público.

Em âmbito interno, o projeto de Lei Complementar que trouxe a “Autonomia do BC” não contemplou as demandas da categoria nem as prerrogativas mínimas necessárias para servidores de uma Autarquia realmente autônoma. A Diretoria do órgão, por sua vez, se recusa a negociar com seus servidores um acordo sobre a demanda dos 28,86%. E por aí vai!

Poucas vezes nos vimos diante de tantos desafios simultâneos. Mas – e é importante perguntarmos isso – como avançarmos a partir de um contexto tão crítico?

Estamos cientes de que nada será fácil, portanto temos de partir daquilo que sabemos com toda a certeza: se ficarmos parados, serão enormes as chances de a PEC 32/2020 ser promulgada, de outros projetos nocivos serem aprovados, de não termos um novo Plano de Cargos e Salários, de a Autonomia se resumir aos mandatos dos diretores, etc. Se a conjuntura atual não fosse tão drástica, talvez propostas como “esperar até o fim do ano e elaborar uma Campanha Salarial a partir de janeiro de 2022” pudessem ser avaliadas. Contudo, se a PEC 32 e os outros projetos de mesmo sentido forem aprovados, pode não haver mais espaço para nada disso, nem em 2022, nem em 2023, nem em 2024.

O Sinal traz, portanto, uma proposta diferente do usual: iniciarmos uma Campanha Emergencial a partir de agora, com a unidade de todos os segmentos da categoria, focando 8 a 10 prioridades reais nossas (evitando pontos que nos dividem), a fim de concentrarmos todo o nosso esforço no que há de mais crítico no cenário atual.

Na próxima sexta-feira, 14 de maio, às 13h, o Sindicato promoverá Assembleia Geral Nacional (AGN) virtual, ocasião em que serão apresentados mais detalhes acerca da proposta, esclarecidas as dúvidas e ouvida a opinião da categoria a respeito. A atividade ocorrerá por meio da plataforma Zoom, no endereço https://bit.ly/3nVQ7Uw (ID da reunião: 811 9529 5427- Senha de acesso: 531885).

Contamos com sua participação!

Edições Anteriores
Matéria anteriorPEC 32/2020: Sinal participa de reunião com deputado Capitão Wagner (PROS/CE)
Matéria seguinteAGN: confira sugestão de pauta reivindicatória que será debatida na próxima sexta-feira, 14