Apito Carioca – A participação do filiado é importante
A PARTICIPAÇÃO DO FILIADO É IMPORTANTE NO APERFEIÇOAMENTO DE SUA ENTIDADE REPRESENTATIVA
No momento em que estamos no desfecho de nossa campanha salarial, em que tivemos uma correlação de forças totalmente desfavorável aos servidores, o governo já anuncia uma série de outras ameaças, como a retirada de alguns direitos e uma nova reforma da previdência.
É hora de unirmos nossas forças, discutirmos novos rumos e de ouvirmos nossa base.
É hora de PARTICIPAÇÃO e de FILIAÇÃO ao SINAL.
Reproduzimos abaixo, mais um texto de autoria de um grupo de filiados.
**************************************************************************
VOCÊ PODE PAUTAR O DEBATE E A VOTAÇÃO
DO ASSUNTO DE INTERESSE DOS FILIADOS DO SINAL
Com a sua assinatura, atingiremos a meta estatutária de 600 filiados, em todo o Brasil, encaminhando a proposta para VOTAÇÃO DIRETA PELOS FILIADOS do Sinal, sobre Votação Eletrônica, com processo democrático.
Estaremos NA PORTA DO BANCO E NOS ANDARES NO DIA DE HOJE dando esclarecimentos e colhendo assinaturas dos filiados.
A grande novidade da proposta em pauta, é que ela tira a democracia do campo do discurso eleitoral e a coloca no campo normativo!
A democracia no Sinal passará a ser vivida por todos nós! A direção sindical terá pouco efeito sobre ela. A nossa referência na elaboração da proposta é a Democracia Direta.
Agora, vamos ver outros aspectos do tema de hoje. Você poderá ser a favor de todas as propostas ou de parte delas. Neste momento, sua assinatura não é de votação da proposta, isso será depois. Sua assinatura é o reconhecimento de que a proposta está apta para ser levada a debate e votação. Você estará dando oportunidade de o tema entrar em pauta.
Essa proposta foi debatida abertamente pelas redes sociais do facebook nas quais participam servidores do Banco Central. Aquele é o único espaço aberto para debate. No Sinal, não há qualquer espaço para um debate assim. Interessante, se a proposta for a debate e aprovada, na próxima vez, o processo será aberto a todos os filiados do Sinal. Porque essa é uma das propostas formuladas.
Os filiados, que apresentaram a proposta e solicitam a sua assinatura, fizeram uma avaliação de que no Sinal não se consegue ter democracia efetivamente. Falta muito. Assim, começamos então pela criação de direitos dos filiados. Isso mesmo. Os filiados podem e precisam criar direitos, com a ideia de horizontalidade do Sinal.
Exemplos: é preciso haver prazo para debate antes da assembleia; é preciso que cada filiado fale nacionalmente. Hoje em uma assembleia a discussão é diferente em cada cidade. Não há unidade nacional. Veja o caso da greve.
Uma Regional aprova a greve, entra em greve, sem olhar muito para as outras. Uma segunda Regional sai da greve sem se preocupar se as demais também vão sair da greve, ou não! Não se sente nem constrangida com os efeitos sobre as demais. Fica cada uma com uma política sindical diferente da outra. Isso não pode continuar. É preciso reconstruir a unidade nacional dos servidores do Banco Central.
Para isso trazemos uma proposta com três blocos integrados: Votação Eletrônica, Direitos dos Filiados e Meios para o Exercício desses direitos.
Veja a relação entre esses blocos: somente ter a votação eletrônica não basta. Imagina uma assembleia convocada dia 9 para ser realizada dia 11. Um absurdo. Onde está o debate prévio sobre as propostas? Onde está a oportunidade de um filiado no Rio de Janeiro apresentar proposta nacionalmente para que ela seja votada não apenas no Rio, mas em todo o Brasil?
Daí, criamos os Direitos dos Filiados. O primeiro deles é o Direito de Falar nacionalmente. O segundo, o Direito de Propor nacionalmente em qualquer assembleia. Direito de Debater, é o terceiro, prévio e nacionalmente antes da votação. Por exemplo, o que os colegas de São Paulo estão debatendo? O que podemos levar para eles? Quem tem dados importantes para a melhor compreensão de uma proposta? Há outros direitos dos filiados na proposta. A proposta de criação de direitos põe a nu o quanto falta de democracia em nosso sindicato.
Agora, veja que interessante. Somente ter Votação Eletrônica e direitos em abstrato não bastam também. É preciso que haja os meios para o exercício desses direitos. Disso resulta a criação de um Sistema Informatizado Democrático, porque há tecnologia disponível para isso. As deliberações sobre greve receberam um tratamento especial mediante um artigo específico.
Há muito debate na proposta e muita maturidade. Temos o dia de hoje para falar com você, como se está fazendo em quase todo o Brasil.
Estamos aqui na porta do Banco e estaremos nos andares com mais esclarecimentos e prontos para acolher sua assinatura.
Cada assinatura é necessária.
600 assinaturas pautarão a proposta.
Coordenadores da Coleta de Assinaturas no Rio de Janeiro:
Jorge Melo de Albuquerque
José Valério da Silva
Laerte Porto