Edição 058 - 17/08/2020

APITO CARIOCA – PORQUE O BRASIL NÃO CONSEGUE FAZER UMA REFORMA ADMINISTRATIVA DE VERDADE?

No momento em que os analistas de economia da televisão do Mercado se retorcem nas cadeiras, praguejando contra o não envio da Reforma Administrativa do Governo ao Congresso Nacional, preconizando mais um Apocalipse das contas públicas, é inevitável nos perguntarmos: Porque a discussão desta e de outras questões referentes à Gestão Pública é tão distorcida no Brasil?

O Governo teme a pressão dos Sindicatos, por exemplo, em um ano eleitoral?

Mas este é o papel dos Sindicatos!

Só pessoas mal-intencionados consideram um crime a realização do contraditório.

Esse processo vem de longe.

Desde que se consolidou nas classes dominantes e nos grandes meios de comunicação a ideia- força de austeridade fiscal a qualquer custo, a agenda política passou a ser dominada por essa verdadeira obsessão emanada pelos sucessivos responsáveis da política econômica dos diferentes Governos.

A única alternativa que esse pessoal enxerga para resolver a maior recessão que o Brasil já enfrentou em sua História é insistir na destruição do Setor Público.

A conversa fiada é bastante conhecida: fonte de corrupção, salário de marajás, bando de vagabundos com salários elevados etc., etc.

E aí fica a tal da “disputa de narrativa”, com os grandes órgãos de imprensa fornecendo todo o apoio necessário às teses e às propostas do Mercado.

No imaginário popular, fica gravada a figura do Servidor Público com o salário elevado do Promotor e com a impunidade do Juiz.

Uma parte de nossas elites tem muita raiva dos Servidores Públicos, o que não a impede de buscar os seus “favores especiais” no Congresso e no Ministério da Economia, mas sempre sai com o discurso da Meritocracia e do Empreendedorismo para justificar sua ânsia de degola de tudo o que cheira a Setor Público em seu entorno.

O fim de isenções e benefícios fiscais, obras que nunca acabam ou que são feitas por 10 vezes o preço normal no setor privado nunca entram seriamente na discussão.

“Vamos acabar com a estabilidade dos Servidores Públicos!”.

Desta forma, poderemos mandar embora o Servidor que atrapalha.

Os profissionais que insistirem em manter os protocolos profissionais recomendados receberão as devidas ameaças de perda do emprego, caso não se sujeitem às vontades do Prefeito, do Governador ou do presidente da República.

Só os que não terão problemas em burlar regras são justamente… os corruptos!

Como sempre, a estratégia de marketing dos exterminadores busca os casos extremados e joga para generalização junto à plateia.

Os militares e os profissionais da segurança se tornaram uma ilha de privilégios no atual regime previdenciário, mas isto não vem ao caso.

Os membros do Judiciário e do Ministério Público são campeões de salários extra-teto, mas não é conveniente mexer.

Precisamos urgentemente de uma Reforma que melhore o Serviço Público, que leve mais educação e saúde para a nossa população!

Para quem não sabe, são os Servidores das Áreas de Educação e Saúde que compõem a grande maioria dos Servidores Públicos deste país, mas os seus salários não são discutidos.

Precisamos fazer chegar Educação Básica de qualidade e condições mínimas de Saúde para a população, mas cadê a proposta de Reforma para discutir isto?

Não existe.

As redes privadas que prestam serviços ao SUS e as escolas particulares agradecem.

O resto é conversa para boi dormir.

CAMPANHA SINAL-RJ DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

FIQUE EM CASA!

Coronavírus na escola:
o que diz a ciência sobre os riscos da volta às aulas? 

“Vocês vão mandar suas crianças de volta para as aulas?”

A pergunta está presente em praticamente todos os grupos de WhatsApp de pais de alunos. Escolas do Brasil e de todo o mundo se preparam para reabrir pela primeira vez desde março, quando a maioria foi fechada devido à quarentena contra o coronavírus.

Diarreia, delírio: estudos relatam ‘novos sintomas’ da Covid

No Brasil a maioria das escolas permanece fechada e sem previsão sequer de quando vão reabrir. Mas já há alguns planos mais avançados.

No Rio de Janeiro, algumas escolas da rede privada já retomaram suas atividades em agosto — mas com relatos de pouca presença de alunos e processos na justiça contra a reabertura. Alguns sindicatos de professores estão em greve contra a reabertura.

Justiça do RJ determina que escolas particulares permaneçam fechadas

Em São Paulo, o governo estadual chegou a anunciar o dia 8 de setembro como o previsto para reabertura, mas isso ainda não foi confirmado.

No hemisfério norte, setembro coincide com o começo do ano letivo e muitos países já anunciaram que vão reabrir, mesmo em meio a temores de que uma segunda onda de coronavírus pode estar começando. Leia mais.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/07/coronavirus-na-escola-o-que-diz-a-ciencia-sobre-os-riscos-da-volta-as-aulas.ghtml
Informes PASBC:  

Atendimento pasbcrj.atendimento@bcb.gov.br (21) 2189-5216
Exames pasbcrj.exames@bcb.gov.br (21) 2189-5216
Autorizações pasbcrj.autorizacoes@bcb.gov.br (21) 2189-5848
Quimioterapia quimio.pasbcrj@bcb.gov.br (21) 2189-5842
Credenciamento credenciamentos.adrja@bcb.gov.br (21) 2189-5062
Assistência Social sos.assis.adrja@bcb.gov.br (21) 2189-5715
Envio de NF bcsaude-rj@bcb.gov.br
Auditoria adtmed.riodejaneiro@bcb.gov.br

 

Mudanças no atendimento presencial do Depes (Ambulatório, Direto ao Ponto e PASBC)

Cobertura do exame pelo PASBC

Credenciados para realização do exame pelo PASBC
* Mais informações no Portal PASBC: https://www3.bcb.gov.br/

 

ATENDIMENTO DO SINAL-RJ DURANTE A QUARENTENA

Recepção: Jenilson (21) 98338-7621

Atendimento ao Filiado: Erika (21) 98871-0505

Secretaria: Marcelly (21) 98303-4869

Financeiro: Rose (21) 99725-4424

Presidente Regional: Sergio Belsito (21) 98124-1330

 

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Edições Anteriores
Matéria anteriorCongresso pressiona governo por reforma administrativa
Matéria seguinteFonasefe define diretrizes para a continuidade da luta