AS PERSPECTIVAS DO SERVIÇO PÚBLICO NO CONGRESSO NACIONAL (I)
|
SINAL-RJ APRESENTA VLADIMIR NEPOMUCENO FALANDO |
O Assessor Parlamentar e Consultor do Sinal Vladimir Nepomuceno realizou uma “live” no Sinal-RJ neste último dia 18.
Na discussão as perspectivas dos servidores públicos no Congresso Nacional, analisando a tramitação no Congresso dos diversos projetos que afetam, e muito, o presente e o futuro dos servidores, sejam da ativa ou aposentados, e pensionistas.
A PEC 32 (da “Reforma Administrativa”), também conhecida como a PEC da Corrupção, pela ampla privatização dos Serviços Públicos que propõe, encontra-se, segundo o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, à espera de maior mobilização do governo e dos empresários para ser levada ao plenário.
O primeiro obstáculo é a pressão realizada sobre os deputados federais indecisos.
O lema “Se votar não volta” bate fundo nos temores dos políticos de perderem o seu mandato, assim como ocorreu com Rogério Marinho, relator da Reforma Trabalhista, que perdeu o seu.
Neste sentido, a manutenção da pressão das entidades sindicais não pode esmorecer.
Outro fator de desânimo é aquilo que as entidades patronais e a mídia patrocinada consideraram um excesso de concessões para categorias específicas e ao Judiciário, provocando o total desapontamento do mercado financeiro, que pretendia realizar um corte de gastos “substancial” nos gastos e que por isto buscava a sua aplicação para os atuais servidores e não apenas para os futuros.
Entretanto, estes fatores não são motivos para “baixar a guarda”, pois do outro lado nos deparamos com um Presidente da Câmara em plena disputa para angariar o maior espaço político possível dentro do Congresso.
Nem que para isto seja preciso atropelar o regimento da Casa ou passar por cima de quem quer que seja.
Até o semi presidencialismo já entrou na sua oratória, imaginando a possibilidade de uma eventual vaga de primeiro-ministro.
A fonte do seu poder é o Orçamento secreto, composto das emendas do relator, que lhe facultam 20 bilhões para distribuir livremente conforme os seus acordos, e que, como vimos na votação da PEC dos Precatórios, é capaz de conseguir votos mesmo em políticos de partidos de oposição.
A previsão para o fim dos trabalhos do Congresso neste ano é 16 de dezembro, caso o Orçamento seja votado até esta data.
Ocorre que, conforme demonstra a experiência dos trabalhos naquela Casa, mesmo que a peça orçamentária não seja aprovada até esta data-limite, o Congresso Nacional passa a efetuar o que já ficou conhecido como um “recesso branco”, em que na prática finda a realização de qualquer sessão parlamentar.
Portanto, a luta continua até a nossa vitória!
O desdobramento dos outros assuntos discutidos na “live” seguirão no próximo Apito Carioca.
Não Perca!
|
TELEFONES ÚTEIS – ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA
Clique Aqui
Os Demonstrativos Contábeis de Outubro-2021 e anteriores estão disponíveis para consulta em Área Restrita a Filiados no Portal Sinal (Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis). O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas Sinal: 1.340 Filiados no Rio de Janeiro, em 22.11.2021 |
Diga pelo que você quer lutar!
LUTE JUNTO COM O SINAL!
Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.
SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 - Rio de Janeiro (RJ) CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br |