Edição 208 – 22/11/2021

Uma das características da Cultura Organizacional do BC é a ausência de negociação?


Desde maio, quando tomou posse, a Diretoria do Sinal buscou diálogos com o Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização (Depes) e com a Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC) acerca da possibilidade de reabertura das negociações sobre a ação judicial dos 28,86%. Vale lembrar que a demanda é uma das nove prioridades constantes da Pauta Emergencial de 2021, aprovada em assembleia nacional.

No início, as conversações se deram em ótimo nível. Inclusive, em um dos encontros entre as partes, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, esteve presente. Na oportunidade, o Sinal observou que o objetivo era promover novas reuniões, a fim de buscar um entendimento acerca das condições para a abertura de uma mesa formal de negociação. Campos Neto concordou com a ideia e solicitou que, ao final, o resultado das conversas lhe fosse repassado.

Nas referidas reuniões, o Sindicato apresentou ideias, ouviu as dúvidas e contrariedades e apontou alternativas, de modo a criar um ambiente bastante produtivo. De forma proativa, o Sinal declarou que estava pronto para negociar sem pré-condições e para buscar caminhos inovadores, no intuito de facilitar o fechamento de um acordo. Para todos os problemas apresentados pelo Depes e pela PGBC, sem exceção, o Sindicato apresentou uma solução imediata ou a total disponibilidade de negociar tais pontos, quando da mesa formal de negociação.

Todavia, após isso, pouco se avançou.

1 – Até hoje, mesmo após diversas solicitações, o Sinal não foi recebido pelo procurador-Geral da PGBC;

2 – A Procuradoria não apresentou nenhuma proposta concreta de acordo sobre os 28,86%; e

3 – O representante da PGBC, mesmo depois de o Sindicato ter feito o possível para buscar uma proximidade e avanços nas tratativas, disse que a Procuradoria ainda reservava para si o direito de opinar negativamente quanto à possibilidade de tentarmos um acordo.

Em face disso, o Sinal encaminhou ofício ao presidente do BC, solicitando uma audiência o mais breve possível para tratar do assunto. Como ainda não foi atendido, o Sindicato reiterou a solicitação na manhã de hoje.

Reafirmamos o interesse em (A) negociar os 28,86% sem pré-condições; (B) apresentar, para quaisquer problemas, ou uma solução imediata ou a total disponibilidade de negociá-los, quando da instalação de uma mesa formal de negociação; e (C) buscar alternativas inovadoras no intuito de facilitar o fechamento de um acordo. Observamos, também, que, para conseguirmos chegar a um acordo, é necessário que todas as partes tenham disposição em negociar. Por fim, reforçamos o entendimento de que a negociação, e não manutenção de litigiosidade, deve ser uma característica presente na Cultura Organizacional do BC.

Diretoria Executiva Nacional do Sinal

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocação de Reunião Ordinária do CR-DF
Matéria seguinteAS PERSPECTIVAS DO SERVIÇO PÚBLICO NO CONGRESSO NACIONAL (I)