Edição 106 – 19/06/2018

Ato unificado: Fonasefe cobra negociação de pauta reivindicatória


Representações sindicais que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) promovem nesta tarde ato unificado pela abertura das negociações relativas à pauta reivindicatória de 2018 das carreiras. O evento, que ocorre a partir das 14h, em frente ao bloco K do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), em Brasília, protesta contra a falta de diálogo do governo, exatamente quatro meses após a apresentação das demandas. Relembre aqui.

Eixos prioritários

Fruto dos debates promovidos em reunião ampliada do funcionalismo, ainda em fevereiro, a pauta tem como norte a defesa do serviço público e a derrubada da Emenda Constitucional 95, que limita investimentos no setor.

Subdividido em três frentes (Negociação e Política SalarialPrevidênciaCondições de Trabalho e Financiamento), o documento elenca uma série de pleitos históricos, a exemplo da negociação permanente e do fim das terceirizações nos órgãos. Também cobra o cumprimento de acordos resultantes da campanha salarial de 2015. À época, o Termo de Acordo nº 31/15, firmado pelo Sinal com o então Ministério do Planejamento, Organização e Gestão (MPOG), contemplava a exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico do BCB. Mesmo constando do projeto de lei resultante das tratativas com o Executivo, e aprovada pelo Congresso, acabou sendo vetada pela Presidência da República.

Ainda no rol de reivindicações, isonomia salarial e de benefícios entre os Poderes, paridade entre ativos e aposentados, garantia plena de licença capacitação para o servidor, entre outros pontos.

Participe desta mobilização. Juntos somos mais fortes.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPASBC, QVT, Controle de Frequência, Avaliação de Desempenho, Teletrabalho e Mobilidade
Matéria seguinteQVT: no Rio de Janeiro, categoria aponta demandas prioritárias