Edição 106 – 19/06/2018

QVT: no Rio de Janeiro, categoria aponta demandas prioritárias


Segue o ciclo de interlocução entre a Diretoria de QVT do Sinal e os servidores de todo o país. Nesta segunda-feira, 18 de junho, foi a vez de o corpo funcional lotado no Rio de Janeiro se encontrar com a diretora Rita Girão. Na ordem do dia, as reivindicações, preocupações e anseios em relação ao universo de trabalho do BCB. O diretor secretário, Renner Mascarenhas, e o diretor de Assuntos Jurídicos e presidente da seção local do Sindicato, Sérgio Belsito, também participaram do evento.

A exemplo de outras representações regionais, os presentes demonstraram insatisfação diante do modelo de gerenciamento, que privilegia o controle de horas em detrimento de uma aferição voltada aos resultados efetivos da jornada laboral. O assunto esteve em debate durante reunião entre o Sinal e a Diretoria de Administração (Dirad) do órgão na última semana. Relembre aqui. Existe a preocupação, por parte dos servidores, sobre a conciliação deste controle com o horário não usual necessário para o exercício das funções do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), por exemplo, que inicia suas atividades às 6h.

Outra demanda que tem gerado grande apreensão no corpo funcional carioca diz respeito à mudança da estrutura da Autarquia para a nova sede, localizada na Gamboa. “Mais que QVT é uma questão de sobrevivência”. “Lá reina a violência absoluta, a cada dia há notícia de dois ou três tiroteios, bem ao lado das futuras instalações do Banco Central”, apontaram alguns dos presentes. De acordo com eles, a prometida revitalização das imediações do novo edifício não ocorreu até o momento, enquanto o atual imóvel que abriga a Autoridade Monetária na capital se localiza numa área com amplo acesso ao metrô e ao comércio.

O projeto de reestruturação da carreira de Especialista também gerou questionamentos. Ficou evidente a repercussão negativa relativa à condução das discussões internas sobre o tema, haja vista a falta de transparência do BC, que encaminhou o projeto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MODG) sem dar ciência do seu conteúdo aos servidores.

O debate foi encerrado com um convite à participação da categoria nos mais diversos debates que pautam a atuação do Sinal. Renner Mascarenhas ainda lembrou que este ano será realizada a 28ª edição da Assembleia Nacional Deliberativa (AND), instância que define os rumos e diretrizes do Sindicato para próximos anos.

A agenda de diálogos pelo país tem continuidade nesta quarta-feira, 20, em Porto Alegre. No próximo dia 26, Belém recebe a Diretoria de QVT do Sinal. Participe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorAto unificado: Fonasefe cobra negociação de pauta reivindicatória
Matéria seguinteConvocação de Reunião Ordinária CR-DF