Edição 35 – 22/02/2018

Auditoria Cidadã encaminha frentes de articulação para 2018


Em reunião na última terça-feira, 20 de fevereiro, em Brasília, o Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), composto por entidades apoiadoras, entre elas o Sinal, definiu as diretrizes prioritárias para a atuação do coletivo em 2018. O diretor de Estudos Técnicos, Daro Piffer, representou o Sindicato no encontro, que ocorreu em Brasília.

No centro das discussões, o PLP459/2017, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados. A matéria, que já vem protagonizando a agenda de trabalhos, visa legalizar, segundo a ACD, um esquema fraudulento de transferência de recursos públicos para o sistema financeiro. Segundo Daro Piffer, o projeto, caso aprovado, vai comprometer seriamente a arrecadação dos entes federativos. Veja aqui o folder produzido pela entidade esclarecendo o assunto.

A articulação contra o PLP se dará em três frentes: a disseminação de conhecimento nas redes sociais e mídias alternativas; a interlocução com lideranças da Câmara e membros das Comissões em que a matéria for objeto de apreciação, bem como ações cabíveis em âmbito jurídico.

Foi definida, ainda, a participação da entidade no Fórum Social Mundial, que ocorre de 13 a 17 de março, em Salvador. O evento tem como proposta debater e levantar frentes de mobilização em prol das demandas populares mundo afora. A intenção é levar à Conferência o diálogo sobre a necessidade de se trazer à luz os problemas sociais ocasionados pela obscura dívida pública, que acomete as mais diversas nações.

Edições Anteriores
Matéria anteriorServidores promovem enterro simbólico da reforma previdenciária
Matéria seguinteFizemos história nas lutas populares, mais uma vez!