Edição 198 – 25/11/2020

BC publica diretrizes para retorno às atividades presenciais


O Banco Central se prepara, com vistas ao retorno das atividades presenciais em todas as praças pelo país. Publicada nesta terça-feira, 24 de novembro, a Resolução BCB nº 47 estabelece normas e procedimentos para a flexibilização do trabalho remoto – implantado em virtude da pandemia da Covid-19 – a partir de 11 de janeiro de 2021.

Apesar dos protocolos de segurança sanitária previstos, de modo a mitigar o risco de contágio, o Sinal se mantém coerente com o entendimento adotado desde a decretação do estado de calamidade, que o trabalho remoto deve continuar enquanto estivermos sujeitos aos perigos da Covid-19. É temerário, a esta altura, o encorajamento à volta às repartições, tendo em vista o recrudescimento da pandemia, em virtude de um relaxamento das medidas de isolamento por parte significativa da população nos últimos meses.

“Não há motivos para a edição de quaisquer normativos prevendo o retorno ao trabalho presencial, no presente momento, pelo menos, enquanto não se constatem as condições sanitárias e de atendimento da saúde pública que viabilizem o mencionado retorno, incluindo a disponibilidade e aplicação de um programa amplo de imunização”. O Sindicato reforça o posicionamento apresentado em nota conjunta, divulgada no último dia 10 de novembro.

É sempre válido lembrar que o próprio governo já manifestou, em mais de uma oportunidade, satisfação com as entregas feitas pelos servidores públicos neste período. Recentemente, inclusive, veículos da imprensa noticiaram que um dos integrantes da Diretoria Colegiada do BC tem desenvolvido suas atividades fora do país, fato considerado como normal pelo órgão, tendo em vista que “o trabalho remoto (no BC) não acarretou qualquer interrupção nas entregas previstas, incluindo processos novos e relevantes, como o arranjo de pagamentos instantâneos (Pix)”

A Resolução está sendo objeto de análise pelo Sindicato, sob todos os aspectos, e nunca é demais reafirmar que o trabalho remoto está salvando vidas.

Edições Anteriores
Matéria anteriorQuintos e Décimos: confira andamento de ações patrocinadas pelo Sinal
Matéria seguinteRevigorar, Prosseguir