Benefícios, futuro da carreira e representatividade: pesquisa mostra panorama da atuação do Sinal-DF e aponta caminhos para o servidor do BCB
Para conhecer melhor o que pensam e o que esperam os servidores do Banco Central, o Sinal-DF promoveu em setembro uma pesquisa entre filiados e não-filiados abordando diversos temas caros ao sindicato e ao corpo funcional. As informações obtidas entre os 381 respondentes (220 filiados e 161 não filiados) vão desde política de benefícios a percepções sobre o futuro da carreira.
“A pesquisa se mostrou extremamente rica. Ela nos dá um entendimento melhor de como alguns colegas do Banco analisam sua relação com o sindicato, com o BCB e sua carreira. A pesquisa, é claro, não teve caráter deliberativo ou decisório. Mas nos fornece informações importantes que devem ser consideradas pela gestão do Sinal/DF. Quem participou é alguém que se preocupa com a carreira, que quer contribuir. É nosso dever ouvir e considerar para estar cada vez mais alinhados com o servidor”, ressalta a presidente do Sinal-DF, Andreia Medeiros, informando que o levantamento será utilizado para consumo interno pela atual gestão do sindicato.
Representatividade
A pesquisa é extensa e seus resultados serão amplamente considerados por esta gestão do sindicato. No que diz respeito à representatividade, por exemplo, mais de 30% dos filiados respondentes discorda total ou parcialmente que o Sinal represente os interesses da maioria dos servidores do BCB. Entre as justificativas estão a avaliação de que “o Sindicato se descolou da categoria”, “não tem foco nos ativos”, e ainda que “a burocracia na atuação da entidade impede a participação adequada dos filiados”. Entre os aposentados filiados respondentes, a proporção é bem menor: 12,3% discordam total ou parcialmente que o sindicato represente seus interesses.
Já entre os não-filiados, mais de 70% acredita que a entidade não consegue representar atualmente os interesses dos servidores ativos, por diversos motivos: “desinteresse da entidade por quem ingressou após 2003”, “preocupação maior com ideologias do que com os reais interesses do corpo funcional” etc.
“Para boa parte dos participantes o Sinal/DF não tem conseguido representar seus filiados propriamente. E isso é algo que vamos, com diversas iniciativas, buscar exaustivamente mudar. A atuação mais técnica, pautada nos reais interesses e necessidades dos servidores, será nosso grande balizador. Ao ouvir filiados e não filiados, acreditamos que podemos recuperar o tempo perdido e trabalhar pela categoria como ela merece”, garante Andreia Medeiros.
Manifestações presenciais no BCB
Para mais de 90% dos filiados e dos não-filiados respondentes, as manifestações na entrada do BCB são eficientes e devem ocorrer. A divergência está na frequência e na motivação: 20% dos filiados respondentes (e 16,8% dos não-filiados participantes) gostariam que ocorressem sempre, para qualquer situação; 50% dos filiados respondentes (e 50,3% dos não-filiados), apenas em momentos críticos; e 23,2% dos filiados (22,4% dos não-filiados), apenas nas paralisações aprovadas pela categoria
Para 49,1% dos filiados e dos não-filiados respondentes, deveriam ocorrer deliberações pela internet; 32,3% dos filiados avaliam que elas devem ser presenciais, na porta do Banco Central. Percentual parecido com o de não-filiados respondentes que apreciam essa opção: 28%. A combinação dos dois formatos, presencial e online, parece uma boa opção para muitos participantes da pesquisa.
Benefícios
A política de benefícios e o clube de vantagens oferecido aos filiados também foi alvo do levantamento. Entre os benefícios preferidos estão a assessoria jurídica (indicada por 68,6% dos respondentes), o vale combustível (indicado por 56,8%) e médico/hospitalares (35,9%). Para os não filiados, a assessoria jurídica (citado por 36,6%) seria o maior atrativo para eventual filiação.
“A faixa etária predominante entre os filiados é diferente da faixa etária predominante entre os não filiados. E isso é uma informação fundamental. Precisamos considerá-la em eventual revisão dos benefícios oferecidos pelo Sinal/DF, para que seja interessante também aos mais novos, por exemplo, a filiacao sindical. A oferta de benefícios pela instituição, aliás, é um fator muito importante para os filiados e os não filiados respondentes”, analisa Andreia.
Agradecimento
A participação na pesquisa mostra que o servidor quer ser ouvido. E o Sinal/DF pretende, junto com outras ferramentas de gestão e comunicação, reforçar o uso desse instrumento para estar cada vez mais próximo dos servidores de Brasília. “Queremos que essa gestão seja marcada pela participação e efetividade do sindicato, resgatando a confiança de nossos filiados e unindo forças para combater o desmonte e o ataque à categoria”, conclui a presidente, reforçando seu agradecimento a todos os respondentes.
Diretoria Regional do DF
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