Edição 103 – 14/06/2018

Câmara derruba proposta de desmembramento do Ipea


Em sessão que aprovou a Medida Provisória (MP) 821/2018, que cria o Ministério da Segurança Pública, nesta quarta-feira, 13 de junho, deputados concordaram em retirar do texto o trecho que estabelecia o desmembramento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desta forma, a atual estrutura do órgão será mantida. A matéria agora será encaminhada ao plenário do Senado Federal.

A conquista se deu após pressão de diversos setores do serviço público, capitaneada pela Associação dos Funcionários do Ipea (Afipea). Além da articulação no Parlamento e no Executivo, a mobilização centrou esforços na ampla repercussão do assunto junto à imprensa. O Sinal foi uma das representações que endossou o pleito. Relembre a edição 98 do Apito Brasil, em que o Sindicato emitiu nota contra o desmanche do Instituto. A manifestação de solidariedade ganhou espaço na mídia. Veja aqui.

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entidade que congrega dezenas de representações da categoria, também manifestou apoio à reivindicação. Durante assembleia geral na última terça-feira, afiliadas ao Fórum repudiaram a tentativa de “esquartejamento”.

Apesar de mais uma mobilização vitoriosa, o momento não sugere qualquer afrouxamento da vigilância. Seguimos atentos, em defesa das instituições públicas.

Edições Anteriores
Matéria anteriorMPDG adia encontro entre Fonacate e ministro Esteves Colnago para a próxima semana
Matéria seguinte“Regra de ouro” volta ao debate no Congresso; servidores podem pagar caro