Edição 43 – 15/3/2022

Campos Neto afirma que buscará Casa Civil para dialogar sobre pauta reivindicatória dos servidores


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que buscará reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para discutir as reivindicações dos servidores da Autarquia, com a presença de representantes do SINAL, do SinTBacen e da ANBCB. A declaração foi dada durante o evento “Roberto em Campo” na tarde desta segunda-feira, 14 de março, que teve transmissão para todas as praças.

Na oportunidade, Campos Neto concordou, ainda, em enviar ofício para o Ministério da Economia tratando do mesmo tema. As respostas vieram após diversos questionamentos e cobranças dos servidores por providências da Diretoria junto a outros órgãos do Executivo. A agenda de valorização da carreira, em especial no que se refere ao aspecto remuneratório, foi alvo de quase a totalidade das perguntas feitas pelo corpo funcional, inclusive pelo presidente do Sindicato, Fábio Faiad, que acompanhou a atividade na sede do Banco Central em Brasília.

Em relação ao reajuste, o presidente Campos Neto afirmou também que entende a importância do pleito, mas que a orientação dentro do governo é de que não haverá recomposição para nenhuma carreira, o que, conforme já destacamos em outras edições do Apito Brasil, não parece condizente com declarações recentes de autoridades, como o próprio presidente da República.

O Decreto 10.620/2021 – que transfere para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) as atividades de concessão e manutenção de aposentadorias e pensões das autarquias federais, dentre elas o BC – também levantou questionamentos. O chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização (Depes), Marcelo Cota, informou que há tratativas em curso com o governo, visando evitar esta transferência, inclusive com respaldo de parecer da Procuradoria-Geral do Banco Central. De acordo com a PGBC, em virtude da Lei Complementar 179/2021 (lei de autonomia), os servidores da Casa não deveriam estar sujeitos à mudança estabelecida no Decreto.

Ponto negativo

Muitos servidores aposentados se queixaram pelo fato de não terem sido convidados a acompanhar o evento virtual desta segunda-feira (disponibilizado apenas para os ativos). O SINAL entende e concorda com as queixas, informa que já solicitou à Dirad a disponibilização da gravação a todos os interessados e solicita a tomada de providências para que seja viabilizada a participação dos aposentados nos próximos eventos.

Luta segue

A atividade virtual com o presidente do BC, a conjuntura e o avanço da mobilização pela Reestruturação de Carreira e o reajuste estarão em pauta durante Assembleia Geral Nacional (AGN) nesta quarta-feira, às 16h. Na ocasião, ainda definiremos um novo calendário de paralisações e outras medidas.

Participe!

Link para acesso à AGN

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIpcumqqjMrHdBvld_CyxWaBGdmWbICN8ES

(Você pode se inscrever, desde já, para participar da Assembleia no mesmo endereço).

Carta aberta

Mais manifestações. Em carta aberta divulgada nesta segunda-feira, um grupo de servidores da Auditoria Interna do BCB alerta o presidente e a Diretoria em relação aos efeitos negativos da “desvalorização crescente da carreira de Especialista desta instituição”, em grande parte devido à manutenção e, agora, possível acentuação do desalinhamento salarial.

“A manutenção de assimetrias remuneratórias – ou sua ampliação – traz impactos profundamente negativos para a motivação dos Servidores deste BC e, consequentemente, para os relevantes trabalhos aqui desenvolvidos”, aponta trecho da publicação.

Leia aqui o documento na íntegra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorQuarta-feira é dia de AGN; atenção às intimidações
Matéria seguinteAGN de hoje decidirá os próximos passos da mobilização