Edição 234 – 22/12/2017

Carreira de Especialista: direção do BC prepara proposta de reestruturação


A direção do Banco Central do Brasil acenou aos servidores que trabalhava a possibilidade de apresentação de uma proposta de reestruturação da carreira de Especialista do BC.

Diante da necessidade de uma discussão mínima com todas as partes envolvidas, foi criado um Grupo Consultivo (GC) composto por representantes da direção do BC, do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (Sintbacen), do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF) e outros convidados para analisar a proposta inicial apresentada pela direção e apresentar críticas e sugestões. O Sinal, que ficou encarregado pela relatoria do GC foi representado pelos seus diretores Daro Piffer, de Estudos Técnicos, e Rita Girão, de Qualidade de Vida.

O Sinal, para embasar suas proposições, realizou consulta aos servidores, por meio de votação eletrônica, sobre alguns dos aspectos em discussão e divulgou documento com os principais pontos do relatório apresentado, bem como sua proposta para um possível Projeto de Lei, mantendo sua posição de defender todos os integrantes da carreira de Especialista e as diretrizes apresentadas pela categoria, em suas mais diferentes instâncias.

Tendo sido finalizados os trabalhos do GC e apresentado o relatório final no início de dezembro, ficaram os representantes da direção do BC responsáveis pela redação final da proposta e futura apresentação aos servidores.

Há que se manter a atenção necessária no intuito de preservar não só a autonomia dos servidores no desempenho de suas funções, como a especificação das atribuições a eles destinadas, de forma que o Banco Central do Brasil continue sendo revestido da importância e da autoridade que o distingue no conjunto das instituições que exercem atividades típicas de Estado, em prol da sociedade brasileira.

Edições Anteriores
Matéria anterior2018…
Matéria seguintePASBC: reformulação ainda faz parte da pauta da direção do BC