Edição 74 – 2/5/2022

Categoria demonstra disposição à luta e aprova retomada da greve


De volta à greve. Esta foi a decisão dos servidores do Banco Central do Brasil em Assembleia Geral Nacional (AGN) realizada na última sexta-feira, 29 de abril. Portanto, a partir de amanhã, 3 de maio, a categoria voltará a cruzar os braços por tempo indeterminado, em defesa da Reestruturação de Carreira e do reajuste remuneratório, e o engajamento amplo será fundamental.

A escolha pelo recrudescimento da luta se deu em virtude do prazo para um encaminhamento à pauta reivindicatória do corpo funcional do BC, principalmente em relação ao aspecto salarial, e à intransigência e falta de avanços significativos no âmbito do Poder Executivo durante o período em que a greve esteve suspensa.

Logo mais, às 15h, haverá AGN virtual não deliberativa, para debate da mobilização em curso e esclarecimento de dúvidas. Confira link para acesso:

https://us02web.zoom.us/j/88444174653?pwd=dVBMNWtFWHZ3TEpGZjVvT1hQS1lqdz09

(ID da reunião: 884 4417 4653 – Senha: 249623)

Sobre os cortes

A deflagração de uma greve representa, em muitos casos, a fase mais aguda de um movimento reivindicatório e, por óbvio, traz repercussões aos diversos atores, inclusive impactos financeiros que não podem ser desprezados. Todavia, cabem aqui algumas importantes considerações.

Em primeiro lugar, o levante histórico da categoria – algo nunca antes visto por muitos dos atuais servidores -, mesmo diante de um contexto adverso à mobilização, pode ser a oportunidade ideal para avançarmos não só na pauta remuneratória, mas em demandas que já perduram por mais de uma década.

Vale lembrar também que os dias parados serão, ao fim da greve, negociados com a Autarquia, por meio da Dirad, e que, para redução do impacto neste momento, o Sindicato conseguiu o apoio da Cooperforte. A cooperativa está disposta a aceitar novos cooperados e, com isso, estes poderão conseguir um novo empréstimo ou fazer a portabilidade de seus empréstimos consignados já contraídos no banco de origem. As taxas podem ser interessantes em comparação a outras IFs. Central de atendimento: 4007 2762 (capitais) e 0800 701 3766 (outras cidades).

Por fim, destacamos que, ao não repor a corrosão inflacionária, o governo já nos impõe cortes compulsórios em nossos salários. São perdas que hoje representam quase um terço dos vencimentos (10 dias por mês / 4 meses por ano) somente desde a última parcela de reajuste, concedida em janeiro de 2019.

Então, engaje-se e seja protagonista desta luta pela valorização do corpo funcional do BC.

Atividades essenciais

Conforme informado na edição 72 do Apito Brasil, o SINAL, o SinTBacen e a ANBCB entregaram à Diretora de Administração do Banco Central, na última semana, um ofício no qual elencam quais são, em seu entender, as atividades realmente essenciais na Autarquia.

Confira aqui o teor do ofício e aqui a planilha anexa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEdição 14
Matéria seguinteGreve por tempo indeterminado!