Edição 16 - 26/1/2024

Categoria indica intensificação das mobilizações nas próximas semanas


A ordem é recrudescer a mobilização em face de agendas importantes. Os servidores do Banco Central do Brasil indicaram o calendário de ações para os próximos dias de luta pela valorização da carreira de Especialista.

Na Assembleia Geral Nacional (AGN) desta quinta-feira, 25 de janeiro, a categoria aprovou a realização de ato presencial, das 10h às 12h, e paralisação, das 14h30 às 16h, no próximo dia 8 de fevereiro. Na data ocorrerá nova reunião da mesa específica do BC, oportunidade em que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) prometeu apresentar uma devolutiva a itens da pauta reivindicatória da carreira.

Até lá, o indicativo é de reforço da fase 3 da Operação-Padrão, da entrega de comissões e de outras iniciativas.

Agenda

Atendendo a pedidos de participantes da AGN, o SINAL fez mudanças na agenda da próxima semana. Na Assembleia, muitos colegas solicitaram, por exemplo, um evento específico para avanço dos debates da PEC 65/2023. Houve também a decisão de realizar a paralisação apenas no dia 8 de fevereiro, além de diversas defesas sobre a importância do aumento da adesão ao movimento de servidores ligados a projetos em curso no órgão, bem como de substitutos e comissionados.

Portanto, para tentar atender a todas as demandas, o cronograma ficou estabelecido da seguinte forma:

Na segunda-feira, 29, às 14h30, haverá reunião com participantes de projetos e iniciativas em gestação na Casa, para debater a realização de um “suspensaço”. Aqueles que não receberam o link para participar podem solicitar pelo endereço de e-mail mudarosinal@sinal.org.br.

Na terça-feira, 30, das 14h às 18h, será promovido curso online sobre aspectos relacionados à interlocução no Legislativo. O workshop será ministrado pela assessoria parlamentar do Sindicato. Os interessados em participar devem encaminhar e-mail para o endereço mudarosinal@sinal.org.br.

Na quarta-feira, 31, haverá reunião com os substitutos, com vistas ao aumento da adesão às mobilizações e para esclarecimentos sobre o mandado de segurança impetrado.

Na quinta-feira, 1º de fevereiro, está agendada Assembleia Geral Nacional não deliberativa, para discussão da PEC 65/2023. Esta AGN será a primeira de duas assembleias previstas. O Sindicato apresentará as análises realizadas até então e ouvirá as opiniões dos servidores a respeito do assunto. Futuramente, com a conclusão dos pareceres técnicos encomendados pelo SINAL e com os esclarecimentos necessários por parte do BC, haverá uma Assembleia deliberativa para os devidos encaminhamentos.

Na sexta-feira, 2, será realizada nova reunião com substitutos e comissionados, avançando no debate de estratégias, inclusive jurídicas, com vistas ao avanço nas possíveis entregas de comissões e substituições.

Fique atento e participe. Mais informações nas próximas edições do Apito Brasil.

Edições Anteriores
Matéria anteriorA autonomia do BC e o regime estatutário
Matéria seguintePEC 65/2023: imprensa destaca críticas à falta de diálogo prévio com os servidores