Edição 47 - 20/3/2023

Clima organizacional ruim evidencia necessidade de agenda de valorização dos servidores do BC


O Banco Central do Brasil apresentou, em evento na última sexta-feira, 17 de março, os resultados da pesquisa de clima organizacional com os servidores da Autarquia. O saldo, conforme já esperado pelo Sindicato, foi uma insatisfação generalizada, em grande parte motivada pela falta de avanços em demandas específicas, especialmente acerca da atuação da Diretoria no que se refere aos pleitos pela reestruturação de carreira.

A deterioração do clima organizacional e suas possíveis repercussões negativas para o BC – como a acentuação da perda de quadros e, consequentemente, a elevação do risco de RH – serão levadas pelo SINAL ao governo federal, de modo a demonstrar a urgência para uma definição sobre a pauta de valorização da categoria. A reestruturação de carreira e a Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC) – importante instrumento para a supressão do desalinhamento remuneratório com carreiras congêneres -, são peças-chave desta agenda positiva.

As minutas de Medidas Provisórias (MPs 1 e 2) sobre os dois temas, vale lembrar, já estão prontas desde o último ano e, neste momento, dependem da retomada das discussões e avanços na esfera do Poder Executivo.

O SINAL, conforme noticiado, vem solicitando ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) celeridade na instalação de mesa setorial para debater as demandas inerentes ao corpo funcional do BC, uma vez que a pauta geral do funcionalismo no momento tem avançado.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorLuta por avanços no PASBC segue
Matéria seguinteChapas concorrentes ao Sinal/SP são homologadas