Edição 47 - 20/3/2023

Luta por avanços no PASBC segue


O SINAL segue atuando diuturnamente em defesa do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central. O recente desfecho à questão do reajuste salarial – que injetará mais recursos no PASBC -, a melhoria do atendimento presencial em algumas praças, como no Rio de Janeiro, o aprimoramento da prestação de informações na página eletrônica do Programa, a redução de queixas dos prestadores de serviços e a realização, pelo Sindicato, de reuniões de servidores, muitas delas com a presença de integrantes do Depes, para esclarecimento de dúvidas, são alguns exemplos de avanços angariados em prol dos beneficiários.

Apesar dos aprimoramentos, alguns reveses surgem no caminho, como a recente suspensão de atendimentos no setor de emergência pelo Hospital Moinhos de Vento. Sobre o tema, o Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização (Depes) da Autarquia se pronunciou no último sábado (veja aqui).

Todavia, a luta pelo aprimoramento do PASBC segue, sem catastrofismos, com a certeza de que só com uma atuação contundente conseguiremos avançar. O SINAL continuará trabalhando pelas demandas dos milhares de vidas que integram o Programa. Conforme noticiado anteriormente, no próximo dia 29 de março, às 16h, haverá nova reunião virtual do grupo de trabalho que discute melhorias ao PASBC. O encontro é aberto a servidores de todo o país. Acesse pelo link a seguir:

https://us02web.zoom.us/j/82724624761?pwd=YzBsemxkK2puY1BaMjJjejdGN2hqZz09

(ID da reunião: 827 2462 4761 – Senha: 656429)

Participe, levando suas dúvidas, pleitos e sugestões para construirmos um programa de saúde melhor a cada dia.

Esclarecimentos

Ainda acerca do PASBC, reafirmamos os esclarecimentos divulgados na edição 41 do Apito Brasil, no último dia 10 de março.

O SINAL não apoiou, não apoia e não vai apoiar nenhuma proposta de mudança no Programa de Saúde que não as já aprovadas em Assembleia Nacional Deliberativa (AND).

Se houver qualquer proposta diferente do que foi aprovado na AND 2022, ela será imediatamente levada ao conhecimento da categoria para ser deliberada.

Lembramos, a seguir, as diretrizes aprovadas pela Assembleia Nacional Deliberativa acerca do PASBC:

– Lutar por melhorias na gestão e no atendimento do PASBC, bem como pela redução dos valores pagos pelos participantes.

– Que a contribuição do BC passe a ser de 2 reais para cada 1 real do servidor.

– Extensão dos projetos pilotos das clínicas de atenção primária à Saúde (APS), atualmente somente no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, para todas as praças do BCB. Na mesma direção, propomos o fortalecimento nas ações de prevenção e de promoção da saúde dos beneficiários do PASBC por meio da criação de novas clínicas de atenção primária à Saúde e do aumento do incentivo institucional para as campanhas de promoção da saúde e de cuidados preventivos. Atendimento presencial mais frequente aos beneficiários do BC Saúde nas praças do BCB. Por fim, fazer o questionamento/esclarecimento sobre o significado do que seja “gestão financeira e contábil do BC Saúde a cargo do BC”, conforme mencionado no informe Interação do BCB de setembro/2022.

Edições Anteriores
Tags:

Publicações Relacionadas:


Matéria anterior“Direito, bancos e crises financeiras” são temas de podcast com presença de Procurador do BC
Matéria seguinteClima organizacional ruim evidencia necessidade de agenda de valorização dos servidores do BC