Edição 93 – 7/8/2014

Com o tema “Rumos do Sindicato”, XXVI AND do Sinal debaterá desafios dos servidores do BC para o biênio 2015-2017


Conforme Edital, a 26º edição da Assembleia Nacional Deliberativa – AND – do Sindicato dos Funcionários do Banco Central (Sinal) será realizada na cidade de Manaus, de 3 a 9 de novembro. Como informamos no Apito 61, o Conselho Nacional do Sinal escolheu a capital do Estado do Amazonas com o propósito de  retomar a questão da “Valorização das Regionais” e do fortalecimento da autoridade monetária do país. O tema já foi foco das discussões da última AND, realizada em  novembro de 2012, em Belém do Pará, cidade que abriga a única representação do Banco Central na região Norte.

Próximo ao cinquentenário de nossa Casa, a capilarização da autoridade monetária e o fortalecimento de suas representações regionais também encontra defensores no âmbito do Legislativo. Em consonância com o Projeto “Sistema Financeiro Cidadão”, que regulamenta o artigo 192 da Constituição Federal, em tramitação no Senado, por meio do Projeto de Lei Complementar (PLS) 363/2013, o Sinal defende uma maior presença do Banco Central do Brasil na Região Norte, que se encontra, como a do Centro-Oeste, em franca expansão econômica e crescimento demográfico. O projeto, além de regulamentar o Sistema Financeiro, estabelece a criação de uma estrutura que visa fortalecer a Política Econômica e Financeira do país.

Temas da AND

Com o tema central da XXVI AND, “Rumos do Sindicato”, subdividido em três grupos de discussão, Para que serve e o que faz o movimento sindical, Estrutura de poder no Sinal e Política salarial, gestão no trabalho e QVT, o sindicato quer debater com seus filiados, o Sinal, o sindicalismo, o papel do sindicato e sua abrangência, definindo, assim, os próximos passos a serem tomados.

É importante destacar que o Sinal, representante de servidores de carreira de Estado, que pleiteia subsídios do topo do Executivo, atua na vanguarda do movimento sindical junto a outras categorias, que, a exemplo dos servidores do Banco Central, são responsáveis pelo bom funcionamento dos serviços que garantem a estabilidade econômica, a arrecadação ou a segurança da nação.

Os debates da fase preparatória à assembleia poderão ocorrer presencialmente e por meio do blog especial a ser criado nos próximos dias junto ao portal do Sinal. 

Prazo

22 de agosto – Data-limite para eleição de delegados. 

Estudos e debates

Para auxiliar as discussões da AND, o sindicato já disponibilizou em seu portal a cartilha Para que serve e o que faz o movimento sindical, organizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), com o apoio do Sinal, entre outras entidades.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEdital de Convocação da XXVI Assembleia nacional deliberativa
Matéria seguinteConvocação