Edição 22 – 11/3/2015

Confirmada reunião Sinal/BCB, sexta-feira, 13


Dando sequência à programação trimestral acordada, em 2014, a Mesa Seccional de Negociação Sinal/BCB realiza sua 2ª reunião, no próximo dia 13 de março. 

Temas a discutir: 

Reequilíbrio salarial na Casa 

No último encontro, em 01/12/2014 (Apito 157/2014), o Sinal apresentou estudo sobre a remuneração das carreiras e cargos do BCB, contendo proposta de realinhamento entre Analistas e Procuradores e também o retorno da proporcionalidade de 50% entre Técnicos e Analistas, como forma de sanar, emergencialmente, o equívoco cometido, na década passada, contra Analistas e Técnicos do BCB. Na oportunidade, o Banco Central se dispôs a avaliar o impacto orçamentário e as implicações da proposta para dar continuidade à discussão sobre o assunto. 

A correção das distorções dentro das carreiras e cargos está contemplada no eixo “b”, um dos oito eixos principais da pauta unificada da Campanha Salarial 2015 (Apito 5/2015).
 

Modernização da carreira de Especialista e PEC 147 

Paralela e independentemente à consecução do almejado realinhamento, há que se implementar, de forma efetiva – e a direção da autarquia precisa se empenhar mais –, a exaustivamente trabalhada e acordada modernização da carreira de Especialista do BCB e redobrar a luta pela remuneração do topo do Executivo para Analistas e Procuradores, com 70% para os Técnicos em relação ao subsídio dos Analistas.
 

GT de Redução de Litigiosidade 

O acordo dos 28,86% foi finalizado do ponto de vista técnico, dependendo, no momento, de gestões políticas, principalmente do Ministro-Presidente do BCB, junto ao Ministério da Fazenda. 

Além desse tema, inúmeros outros litígios judiciais carecem ser tratados e reduzidos, exigindo-se a imediata retomada das reuniões do GT, sob o risco de sua dissolução por inação.
 

PASBC 

O equacionamento da questão relativa à cobrança indevida – parcelada, em vários meses – da Participação Direta Limitada (PDL) sobre internações, levantada na 1ª reunião, será retomada via Comitê Gestor do PASBC.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEleições do Sinal
Matéria seguinteBOLETIM ELEITORAL 001/2015 (*)