Edição 186 – 18/10/2021

Decreto 10.620/21: A pedido do Sinal, BC fica no fim da fila em Portaria do INSS; Sindicato ganha tempo para buscar que norma não afete servidores da Autarquia


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou na última semana a Portaria nº 1.365/2021, que dispõe sobre o “cronograma de centralização das atividades de concessão e de manutenção das aposentadorias e pensões quanto às autarquias e fundações públicas federais”. O Banco Central, conforme o Sinal havia solicitado durante reunião com o Ministério da Economia em agosto, ficou no fim da fila das entidades que farão o processo de transição, com as tratativas junto ao INSS previstas para setembro de 2022.

O prazo maior permite que o Sindicato intensifique os diálogos com a Administração do BC e outras instâncias decisórias, com vistas a impedir que a medida afete o corpo funcional da Autarquia. O normativo, vale lembrar, deriva do Decreto nº 10.620/2021, editado em fevereiro pelo governo federal e que vem sendo alvo de questionamentos pelo Sinal e outras entidades representativas do funcionalismo desde então.

“Em hipótese alguma poderia o Decreto fazer as vezes da Lei Complementar cuja matéria se encontra constitucionalmente estabelecida”, destaca trecho de nota técnica – produzida a pedido do Sindicato à época da publicação do dispositivo – na qual o escritório Advocacia Riedel identifica uma série de violações ao texto da Constituição Federal.

A legitimidade do Decreto, inclusive, é contestada no Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) nº 6767, protocolada em março. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o Sinal é membro, avalia solicitar o ingresso como amicus curiae na referida ADIN, com o objetivo de subsidiar os debates em relação ao tema.

O Sinal acompanha as discussões na Suprema Corte e, caso seja necessário, ingressará com ação judicial no início do próximo ano para tratar exclusivamente da situação do Banco Central do Brasil.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorTwittaço nesta segunda-feira, 18, abre agenda semanal de mobilizações contra a PEC 32/2020
Matéria seguinteAmanhã! Mobilização contra PEC 32