Edição 174 – 15/10/2020

Depes responde sobre críticas dos participantes ao PASBC


O Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização (Depes) encaminhou ao Sinal, no último dia 9 de outubro, o Ofício 18598/2020-BCB/DEPES, em resposta à correspondência enviada pelo Sindicato, em 23 de setembro, que listava uma série de reclamações recebidas de participantes do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), conforme noticiado na edição nº 160 do Apito Brasil.

No teor do Ofício, o Depes informa que algumas ações pontuais já foram tomadas ou estão em andamento, outras questões foram objeto de justificativas e, ainda, discorre sobre planos e projetos, que, em sua grande parte, já constavam do arcabouço de medidas apresentadas quando da mudança do Regulamento e do modelo contributivo do PASBC.

Lembramos que a postura do Sinal, à época dessa mudança, sempre foi a de que as alterações no modelo contributivo somente fossem efetivadas após a implantação e avaliação, no que diz respeito aos seus ganhos financeiros, dos projetos, que sempre apoiamos, de melhorias na gestão e dos programas de educação e prevenção à saúde, em desenvolvimento pelo Depes, justamente para que não fossem distanciados no tempo, de forma que seus resultados acabassem por não ter o impacto complementar necessário para garantir a sustentabilidade do Programa.

Entendemos as dificuldades encontradas, quer pela diminuição contínua do quadro funcional do Banco Central, quer pelos transtornos causados pela pandemia da Covid-19, no entanto, os dois reajustes nas contribuições foram implementados há vários meses e urge que ações efetivas sejam tomadas, que prazos sejam definidos para as que demandem maior tempo e que se mantenha uma prestação de contas regular, para que o esforço exigido dos participantes não se perca, pela não contrapartida em tempo hábil das melhorias de gestão.

Respeitamos e louvamos o trabalho desenvolvido por todos os servidores e trabalhadores terceirizados da área de Saúde, que sempre se esforçam no sentido de propiciar o devido atendimento aos participantes, reiterando, que nossos pleitos visam apenas fortalecer e garantir o PASBC, reconhecidamente, um dos sustentáculos do programa de gestão de pessoas do Banco Central do Brasil.

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