Edição 50 – 24/3/2021

Dia Nacional em Defesa do Serviço Público: confira cronograma de atividades e participe


Contra a reforma administrativa do governo federal, contra o desmonte do setor público, contra a escalada de arrocho. Estas são algumas das bandeiras deste Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, marcado por mobilizações das variadas instâncias representativas do funcionalismo em todo o país. Fique atento às atividades e engaje-se.

Às 14h, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) promove um seminário virtual. O evento contará com a participação de parlamentares e lideranças do Fórum. Além de analisar a conjuntura de reformas que afetam a Administração Pública, haverá o lançamento do livro “Rumo ao Estado Necessário”, um compilado dos estudos da série Cadernos da Reforma Administrativa, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil). O seminário será transmitido ao vivo pela página do Sinal no Facebook e pelo canal do Fonacate no YouTube.

Começa às 16h a Assembleia Geral Nacional (AGN) de servidores do BC, convocada pelo Sinal, que discutirá as estratégias de luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa e demais projetos que prejudicam a classe. A AGN será realizada por meio da plataforma Zoom. Participe clicando aqui (ID da reunião: 843 0757 2434 – Senha de acesso: 527358). Para mais informações, confira o Edital.

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público promovem, a partir das 18h, Ato Político contra a Reforma Administrativa, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Pauta reivindicatória

Representantes do Fonasefe protocolariam nesta manhã, no Ministério da Economia, a pauta reivindicatória unificada do conjunto das carreiras. O documento lista demandas referentes a remuneração, Previdência, condições de trabalho, liberdade de organização e exige o cumprimento de acordos já firmados. Os índices de correção salarial são fruto do trabalho conjunto entre o Sinal e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

“Valorizar o serviço público e as empresas estatais significa preservar a capacidade do Estado de intervir para combater a desigualdade social, prevenir tragédias fitossanitárias e ambientais e socorrer a população diante dos efeitos de desastres naturais”, destaca o Fórum.

Edições Anteriores
Matéria anterior“Céu de Brigadeiro” no BC?
Matéria seguinte