Edição 091- 01/12/2021

DIALOGAR COM O SERVIDOR FAZ PARTE DA “CULTURA ORGANIZACIONAL” DO BACEN?


O SINAL-RJ É PELA VIDA!

Ômicron: Maiores cidades do Nordeste e outras 6 capitais cancelam Réveillon

As maiores capitais do Nordeste anunciaram que não vão realizar festas de Réveillon neste ano por temor de um avanço da covid-19 com a chegada da variante ômicron. Leia mais

 

QUEM PAGA A HORAS EXTRA QUE EU FAÇO RESPONDENDO WHATSAPP?

  Dos mesmos criadores da hora extra informal depois do horário na firma, vem aí: a hora extra que fazemos respondendo mensagem de texto, áudio e até ligação – nos casos mais inconvenientes – fora do horário comercial via chefe, supervisores, clientes e quem mais que seja relacionado a trabalho. Leia mais.

 

Dialogar com o Servidor faz parte da “Cultura Organizacional” do BACEN?

Por ocasião da Semana da “Cultura Organizacional”, em um e-mail convite do dia 25/11/2021, a diretora Carolina de Assis Barros fez a seguinte pergunta:

“E se vocês fossem Dirad por um dia e pudessem fazer qualquer mudança que quisessem na área, o que fariam?”.

O objetivo declarado é reconhecer algumas das iniciativas de destaque da sua área em 2021 e também, segundo ela, ouvir os Servidores.

A primeira parte da declaração, temos certeza que é real, e reconhecemos o seu pleno direito neste sentido.

Já quanto à segunda parte, o passado recente de alterações no PASBC, por exemplo, nos obriga a ser mais céticos.

Na atual Comunicação Social, em que redes sociais precisam ser respondidas e espaços de manifestação devem ser garantidos, a manutenção de um discurso aberto e receptivo faz parte de qualquer manual da área, mas na grande maioria das vezes é só isso: um discurso.

A questão é saber se existe ou não um diálogo dentro de uma Instituição.

Ouvir é só o primeiro passo, mas não pode e nem deve ser o único.

Não vamos nos estender na longa lista de queixas dos Servidores sobre Mobilidade, Licença-Capacitação, Teletrabalho etc.

Vamos nos ater apenas ao que é no mais recente e mais importante em função da Pandemia: o PASBC.

Os chamados ajustes financeiros precederam qualquer alteração do modelo do PASBC: nenhuma das reclamações sobre fontes de financiamento ou corte de despesas teve repercussão.

A palavra foi: ou é isto ou é o risco de privatização!

O manual de comunicação do BACEN inclui ameaças veladas?

Se eu fosse DIRAD por um dia, procuraria criar Mesas de Negociação para ouvir e entender os problemas que afligem Servidores da Ativa, Servidores Aposentados e Pensionistas.

A DIRAD não é obrigada a concordar com tudo e nem ter respostas para todos os problemas, mas deve entender que não basta ouvir, também é preciso compreender e responder.

Não como um operador de telemarketing que abusa do gerúndio para dizer que “estará analisando a questão”.

Os Servidores querem mais do que isso.

Em resposta ao e-mail da Diretora, o Presidente do Sinal-RJ enviou a seguinte resposta:

“Bom Dia Carolina,
Preocupa-me a imagem do BCB frente aos aposentados e pensionistas no uso do PASBC.
As dificuldades têm sido enormes, agravadas pela Pandemia.
Geralmente são pessoas pouco informatizadas e que estão tendo dificuldades no atendimento telefônico, em função da sobrecarga de serviços na área.
Atenciosamente,
Um abraço e bom trabalho.
Sergio da Luz Belsito”.

Vamos inaugurar algo inédito na “Cultura Organizacional” do BACEN:

Que tal a DIRAD começar a conversar?


 


Visite a página de Convênios e conheça as vantagens de ser Filiado ao Sinal-RJ

 

TELEFONES ÚTEIS – ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA
Clique Aqui
Os Demonstrativos Contábeis de Outubro-2021 e anteriores estão disponíveis para consulta em Área Restrita a Filiados no Portal Sinal  (Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis).

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas
por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.338 Filiados no Rio de Janeiro, em 30.11.2021

 

Não deseja mais receber o Apito Carioca?  Clique aqui para descadastrar-se.

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorVamos melhorar nossa comunicação!
Matéria seguinteSinal trabalha nas várias frentes em busca de reajuste salarial