DIALOGAR COM O SERVIDOR FAZ PARTE DA “CULTURA ORGANIZACIONAL” DO BACEN?
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Dialogar com o Servidor faz parte da “Cultura Organizacional” do BACEN?
Por ocasião da Semana da “Cultura Organizacional”, em um e-mail convite do dia 25/11/2021, a diretora Carolina de Assis Barros fez a seguinte pergunta:
“E se vocês fossem Dirad por um dia e pudessem fazer qualquer mudança que quisessem na área, o que fariam?”.
O objetivo declarado é reconhecer algumas das iniciativas de destaque da sua área em 2021 e também, segundo ela, ouvir os Servidores.
A primeira parte da declaração, temos certeza que é real, e reconhecemos o seu pleno direito neste sentido.
Já quanto à segunda parte, o passado recente de alterações no PASBC, por exemplo, nos obriga a ser mais céticos.
Na atual Comunicação Social, em que redes sociais precisam ser respondidas e espaços de manifestação devem ser garantidos, a manutenção de um discurso aberto e receptivo faz parte de qualquer manual da área, mas na grande maioria das vezes é só isso: um discurso.
A questão é saber se existe ou não um diálogo dentro de uma Instituição.
Ouvir é só o primeiro passo, mas não pode e nem deve ser o único.
Não vamos nos estender na longa lista de queixas dos Servidores sobre Mobilidade, Licença-Capacitação, Teletrabalho etc.
Vamos nos ater apenas ao que é no mais recente e mais importante em função da Pandemia: o PASBC.
Os chamados ajustes financeiros precederam qualquer alteração do modelo do PASBC: nenhuma das reclamações sobre fontes de financiamento ou corte de despesas teve repercussão.
A palavra foi: ou é isto ou é o risco de privatização!
O manual de comunicação do BACEN inclui ameaças veladas?
Se eu fosse DIRAD por um dia, procuraria criar Mesas de Negociação para ouvir e entender os problemas que afligem Servidores da Ativa, Servidores Aposentados e Pensionistas.
A DIRAD não é obrigada a concordar com tudo e nem ter respostas para todos os problemas, mas deve entender que não basta ouvir, também é preciso compreender e responder.
Não como um operador de telemarketing que abusa do gerúndio para dizer que “estará analisando a questão”.
Os Servidores querem mais do que isso.
Em resposta ao e-mail da Diretora, o Presidente do Sinal-RJ enviou a seguinte resposta:
“Bom Dia Carolina,
Preocupa-me a imagem do BCB frente aos aposentados e pensionistas no uso do PASBC.
As dificuldades têm sido enormes, agravadas pela Pandemia.
Geralmente são pessoas pouco informatizadas e que estão tendo dificuldades no atendimento telefônico, em função da sobrecarga de serviços na área.
Atenciosamente,
Um abraço e bom trabalho.
Sergio da Luz Belsito”.
Vamos inaugurar algo inédito na “Cultura Organizacional” do BACEN:
Que tal a DIRAD começar a conversar?
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TELEFONES ÚTEIS – ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA
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Os Demonstrativos Contábeis de Outubro-2021 e anteriores estão disponíveis para consulta em Área Restrita a Filiados no Portal Sinal (Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis).O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas Sinal: 1.338 Filiados no Rio de Janeiro, em 30.11.2021 |
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