Edição 215 – 9/12/2019

Diálogo: São Paulo recebe primeira atividade de périplo do Sinal


São Paulo recebeu na manhã de hoje, 9 de dezembro, o primeiro encontro entre o Sinal e os servidores do BCB na agenda do périplo que percorrerá diversas regionais da Autarquia nas próximas semanas. O presidente, Paulo Lino, os diretores nacionais de QVT, José Leite, e Ações Estratégicas, Andréia Medeiros, além do presidente da seção paulista do Sinal, Aldomar Guimarães, conduziram a atividade.


Andréia Medeiros, José Leite, Paulo Lino e Aldomar Guimarães

Assunto que concentrou grande parte das discussões, o aumento das contribuições ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), foi alvo da preocupação dos presentes. Lino destacou que o Sindicato segue pleiteando a suspensão da 2ª parcela do reajuste, prevista para janeiro de 2020, até que sejam implementadas as melhorias de gestão, os programas de prevenção e educação à saúde e aferidos seus resultados. O tema, inclusive, pauta requerimentos de audiência encaminhados pelo Sinal ao presidente, Roberto Campos Neto, e à diretora de Administração do órgão, Carolina Barros.

Também em discussão, a vitória do Sinal, em decisão liminar, contra a possibilidade de contribuições previdenciárias extraordinárias de ativos, aposentados e pensionistas, bem como a diminuição da margem de isenção sobre as aposentadorias e pensões, conforme texto da Emenda Constitucional 103 – reforma da Previdência, a valorização das carreiras do BC e a PEC Emergencial, que, se aprovada, entre outras medidas de arrocho, poderá permitir que o governo reduza a jornada de trabalho e os salários dos servidores em até 25% .

Na agenda do encontro, ainda, a situação dos celetistas ativos, reforma administrativa, autonomia do BC e MP do Coaf.

A próxima parada do périplo é na próxima quinta-feira, 12, em Recife. Veja a seguir o cronograma.

12 de dezembro, quinta-feira, 14h – Recife

13 de dezembro, sexta-feira, 10h – Fortaleza

16 de dezembro, segunda-feira, 14h30 – Porto Alegre

17 de dezembro, terça-feira, 10h – Curitiba

18 de dezembro, quarta-feira, 10h – Belo Horizonte

19 de dezembro, quinta-feira, 10h – Rio de Janeiro

Participe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorPor Sinal 59: retrocessos em pesquisas põem políticas públicas em risco
Matéria seguintePor Sinal 59: reforma previdenciária tornará país mais pobre