Edição 117 – 9/9/2014

Diretores do Sinal tomam posse no Conselho Consultivo da CNTU


Entidade reúne profissionais de alta qualificação técnica, cultural e científica, em diversas áreas de atuação

Sem títuloFoto: CNTU

Daro Piffer, Iso Sendacz, Eduardo Stalin e Aparecido Sales, diretores do Sinal e Hilton Barlach, ex-conselheiro do Sindicato, se tornaram membros do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) – composta por federações de engenheiros, economistas, médicos, odontologistas, farmacêuticos e nutricionistas. A entidade reúne profissionais de alta qualificação técnica, cultural e científica, em diversas áreas de atuação, colocando voluntariamente sua inteligência a serviço do país. A cerimônia de posse ocorreu no último dia 22 de agosto, na cidade de São Paulo.

A ocasião também serviu para o conselho discutir as 8 ações e 50 propostas que a entidade produziu, visando obter o compromisso dos candidatos à Presidência da República com o projeto Brasil 2022, que estabelece metas para o país atingir até o ano de 2022 nas áreas de EconomiaSociedadeInfraestrutura e Estado.

Três convidados proferiram palestras, analisando a conjuntura política, econômica e sindical no momento. Eles analisaram o combate iminente entre uma política de enfrentamento ao neoliberalismo e outra que lhe favoreça. Daro Piffer, convidado a saudar os presentes, tentou desfazer a impressão causada por oradores anteriores, de ser o BC uma trava ao crescimento econômico. Argumentou que seria preciso, antes de qualquer coisa, regulamentar o artigo 192 e incluir o cidadão – consumidor dos serviços bancários – e também as empresas, ao sistema financeiro nacional, fazendo valer os seus direitos e interesses primariamente em relação aos bancos e ao governo.

Promover o desenvolvimento equilibrado do país e servir aos interesses da coletividade é o que a Constituição Federal ordena ao sistema financeiro. Daro relatou sobre o projeto de lei do Senado 363/2013, contribuição do Sinal ao debate e à regulamentação, trabalho que a CNTU manifestou interesse em conhecer melhor.

Os projetos e proposições da entidade podem ser conferidos no site www.cntu.org.br.

Edições Anteriores
Matéria anteriorMinistro Tombini, qual é o valor do BC?
Matéria seguinteEstrutura de poder do Sinal