Edição 156 – 21/10/2016
Direx se reúne com servidores no Rio de Janeiro
Esclarecimentos, dúvidas e sugestões em pauta. Na tarde desta quinta-feira, 20 de outubro, a Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Sinal se reuniu com servidores do BCB lotados no Rio de Janeiro, por ocasião da reunião do Conselho Nacional na praça.
Demanda que preocupa toda a carreira de Especialista, as assimetrias remuneratórias com outras carreiras de Estado de semelhante importância estratégica tendem a se acentuar. Daro Piffer, presidente nacional do Sindicato, relatou o andamento das tratativas junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e dos diálogos com a Comissão Estratégica do Banco Central.
Temas de preocupação dos servidores da ativa, como diárias, indenização de transporte e flexibilização da jornada de trabalho também ocuparam espaço no encontro. A luta regional contra a transferência do BC para a Gamboa também foi objeto de debate, reforçando a necessidade de todos se integrarem ao Sinal e travarem os enfrentamentos necessários.
As ameaças no Congresso, em especial as derivadas da possível aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 também fomentaram o diálogo. Mobilizações contra a medida tomarão o país na próxima semana. A Direx reforçou a necessidade do fortalecimento dos atos unificados regionais. Em Brasília, as manifestações se concentrarão no Congresso Nacional.
Por fim, as ações judiciais pautaram o encontro, inclusive as de interesse dos celetistas aposentados. Jordan Alisson, diretor de Assuntos Jurídicos, sanou as dúvidas dos presentes.