Edição 138 - 15.02.202

DOIS ANOS DE “AUTONOMIA”: O SONHO QUE VIROU PESADELO PARA A NOSSA CATEGORIA

Dois anos de “Autonomia”
do Banco Central do Brasil:

O sonho que virou pesadelo
para a nossa Categoria

Há dois anos a Diretoria Colegiada envidou todos os esforços para a aprovação de uma “Autonomia” para o Banco Central no Congresso Nacional.
Não era a Autonomia defendida pelo Sinal, a de um Banco Central integrante de um Sistema Financeiro Cidadão, que, além de pensar na taxa de juros, também se preocupasse com e estabilidade da economia como um todo, proporcionando políticas anticíclicas que a garantisse, visando também o avanço na direção de uma situação de pleno emprego.
O que assistimos acontecer não foi nada disto, foi simplesmente a blindagem do mandato do seu presidente e de seus diretores, para o regozijo do Sistema Financeiro Nacional.
Todas as propostas sindicais de uma Autonomia total, ou seja, operacional e orçamentária, que garantissem um Banco Central comprometido com a Sociedade, foram simplesmente ignoradas.
A desculpa foi a de sempre, ainda não era o “momento oportuno”, um jargão mais do que conhecido por todos nós.
O legado que nos deixou então a atual “Autonomia” obtida pela Diretoria do Banco foi o de, longe de nos beneficiar, apenas nos trazer mais dificuldades em obter melhorias para a nossa Carreira.
Neste momento, estamos começando do zero com o atual Governo e o Sindicato é que deve fazer a diferença no local próprio a ser aberto por ele: a Mesa de Negociação com o Funcionalismo, na qual devemos buscar o maior Reajuste Emergencial possível.
Já ficou claro também que o novo Governo cuidará de Reestruturações de Carreiras apenas nas Mesas Setoriais que se seguirão.
Será neste espaço – em que o Modelo de Estado (Reforma Administrativa) do atual Governo será apresentado – é que teremos de lutar pela Reestruturação de nossa Carreira.
Infelizmente, não vemos esta discussão ocorrendo no curtíssimo prazo, e nem sabemos que papel fará o atual presidente da nossa Autarquia.
Mas temos certeza de qual deve ser o papel do nosso Sindicato e da nossa Categoria: o de realizar a maior Mobilização possível quando esta discussão se iniciar.
Gostaríamos de poder acordar e verificar que tudo não passa de um pesadelo, mas esta é a realidade que se encontra à nossa frente.

O SINAL-RJ É PELA VIDA!

“Quando foi a última vez que você conversou com alguém, preferencialmente, se possível, olho no olho? Que tal fazer isso agora?”


Clique aqui para assistir ao vídeo.

Eleições-2023 para o Sinal-RJ

Calendário Eleitoral 2023

Confira abaixo o calendário eleitoral completo e participe deste processo democrático.

Veja aqui o edital de convocação.

Inscrição de Chapas para o Conselho Regional e de Membros  para o Conselho Fiscal devem ser dirigidas ao Sinal-RJ, por intermédio dos E-mails gerenciarj@sinal.org.br  ou sinalrj@sinal.org.br , que as encaminhará para a Comissão Eleitoral-RJ.

 

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA
VISITE A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS
CLIQUE AQUI
Os Demonstrativos Contábeis de Dezembro-2022 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.
O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre
os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.303 Filiados no Rio de Janeiro, em 15.02.2023

 

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorDia 23/2 às 15h – Assembleia Geral Regional Ordinária
Matéria seguinteDemonstrativo Financeiro Mensal – Janeiro 2023