Edição 165 - 5/9/2024

Economista critica permanente tentativa de influência do mercado financeiro no BC


Durante o ciclo de painéis promovido nesta quarta-feira, 4 de setembro, pelo portal Brasil 247, o economista Paulo Nogueira Batista Jr. criticou a incoerência do discurso daqueles que defendem o isolamento do Banco Central das influências políticas, todavia não veem problema nas constantes tentativas de interferência do mercado financeiro na Instituição.

“O argumento é o de que seria formado um grupo técnico que seguiria uma suposta ‘boa teoria econômica’. O problema é: não há teoria que seja consenso entre os economistas sobre os temas do BC. Segundo: não há propriamente técnicos, porque quem integra a diretoria são sobretudo executivos oriundos do sistema financeiro”, salientou o economista.

Conforme destacado na edição desta quarta-feira do Apito Brasil, Batista Jr ainda teceu críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023. Para ele, a matéria “dificulta enormemente a coordenação entre a política monetária, as atribuições do Banco Central do Brasil e o restante da política econômica”.

Assista aqui à participação do economista na íntegra.

O SINAL agradece ao portal Brasil 247 e aos demais parceiros pela promoção do evento,  intitulado “Autonomia do Banco Central: um balanço e os próximos passos”, que proporcionou debates profícuos e importantes subsídios para a continuidade das discussões sobre o tema nas variadas frentes.

Edições Anteriores
Matéria anteriorReajuste: MGI deve encaminhar projeto de lei ao Congresso ainda em setembro
Matéria seguintePEC 65/2023: SINAL e Condsef levam preocupações à ministra Esther Dweck