Edição 126 – 23/07/2018

Eleições: Fonacate convoca candidatos comprometidos com fortalecimento dos serviços públicos


O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) – do qual o Sinal é membro – convida você, servidor do Banco Central, que será candidato nas eleições de outubro, a endossar a Carta de Princípios em defesa do serviço público. O documento, fruto da 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, realizada em abril, elenca uma série de eixos vitais para a valorização do setor.

O Fórum promoverá, na segunda quinzena de agosto, um evento para divulgação dos postulantes a cargos eletivos que firmam compromisso com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, dos servidores e dos serviços públicos.

Bancada forte

O objetivo é eleger bancadas que sejam capazes de lutar por melhorias em benefício da classe, bem como de toda a sociedade, que depende diretamente da atuação estatal, a cada dia mais ameaçada.

A força do funcionalismo no Legislativo foi tema de reportagens do Estadão e da Época neste domingo, 22 de julho. “Os donos do Congresso” e “A bancada mais poderosa do Congresso” mostram como a articulação e a presença de servidores públicos no Parlamento foram decisivas para barrar uma série de ataques na pauta de deputados e senadores.

Entre as entidades sindicais, o Fonacate é citado como uma das principais fontes de mobilização, com protagonismo nas exitosas batalhas contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que previa a reforma da Previdência, e a Medida Provisória (MP) 805/2017, que estabelecia o adiamento de reajustes fixados em lei e a elevação da taxação previdenciária. “Conseguimos apoio importante na base do governo”, observou o presidente do Fórum, Rudinei Marques, em entrevista ao Estadão. Capilaridade que, entretanto, não impediu alguns reveses, como a aprovação da Emenda Constitucional (EC) 95, que congela investimentos em áreas sociais por duas décadas. Daí a necessidade de um reforço na presença de quadros advindos da categoria nas cadeiras do Legislativo, tanto em escala federal quanto estadual.

Apesar do caráter, até certo ponto, depreciativo das publicações acima citadas, fica evidente que a unidade das carreiras também nas urnas é fundamental para o êxito nas lutas vindouras.

Vamos, juntos, construir representações aliançadas com o desenvolvimento nacional, tendo por princípio o reconhecimento da importância dos servidores públicos. Você, que será candidato nas eleições deste ano e endossa as diretrizes de valorização do setor, entre em contato conosco pelo endereço nacional@sinal.org.br ou pelos telefones de nossas seções regionais e sede nacional, disponíveis aqui, até a próxima quarta-feira, 25.

Participe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorO falso dilema de Sofia!
Matéria seguinteFilie- se e vamos construir, juntos, “O Sinal dos Próximos Anos”