Edição 79 – 19/5/2020

Em ofício ao BCB, Sinal requer manutenção do trabalho remoto; Fonacate avalia judicialização


O Sinal encaminhou, nesta segunda-feira, 18 de maio, ofício ao presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, em que defende a manutenção do regime de trabalho remoto, instituído em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O pleito se dá em razão de um movimento em outros órgãos da Administração Pública pelo retorno às atividades presenciais.

No documento, o Sindicato destaca que não há razão para o fim da atual rotina neste momento e pondera que uma decisão precipitada pode refletir negativamente nos resultados entregues pelo BCB. “Entendemos ser uma medida apressada e prejudicial até mesmo à qualidade dos serviços prestados pela Autarquia que, hoje, vêm sendo desenvolvidos pelos servidores, reconhecidamente, a contento, muito em função das condições de segurança que o trabalho remoto têm lhes proporcionado”.

O Sinal ainda ressalta o risco potencial de contágio e alastramento da Covid-19, haja vista as condições do ambiente de trabalho e do deslocamento do servidor, de sua casa até a repartição pública. Por fim, solicita a “atuação contrária a estas medidas” por parte de Campos Neto.

Veja aqui o documento na íntegra.

Servidores vão à Justiça

Reportagem publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira repercute ações judiciais que representações do funcionalismo têm impetrado contra o fim do trabalho remoto.

Em entrevista ao veículo, o presidente do Sindicato e vice-presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Paulo Lino, informou que as entidades do Fórum avaliam a possibilidade de também judicializar a questão. De acordo com ele, em reunião na tarde de hoje, 19, serão discutidos os encaminhamentos “tanto no aspecto administrativo quanto no judicial, se for preciso”.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSecretário do Ministério da Economia defende arrocho sobre funcionalismo; Frente Parlamentar alinha estratégias de luta
Matéria seguinteTrabalho remoto: Fonacate define estratégias nos âmbitos administrativo e judicial