Edição 1118 – 30/07/2020

ERRATA – Banco Central permanece com trabalho remoto

Em reunião virtual, na última quinta-feira, dia 23 de julho, com o chefe do Depes, Marcelo Cota, nos foi relatado que o Banco Central permanece em trabalho remoto sem data definida para o retorno ao trabalho presencial e que, quando isso acontecer, será com cautela para não colocar em risco a vida das pessoas.

Sendo assim, para a volta ao trabalho presencial, o BC buscará um retorno gradual, seguro e regionalizado, que será avaliado com base na situação de cada cidade onde o Banco possui representação regional. Levará em consideração a quantidade de leitos hospitalares disponíveis e a curva de diminuição de contágios e mortes pela COVID-19. Além disso, a volta deverá ser escalonada seguindo o protocolo da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Também foi abordada a necessidade de adaptação ao “novo normal”, no que diz respeito ao trabalho remoto e ao teletrabalho. O Sindicato pontuou o trabalho que vem desenvolvendo internamente para avaliar as possibilidades de expansão do teletrabalho, com base nas IN 1 e 44 e nos casos de sucesso, considerados também os problemas já identificados e os que ainda serão verificados nessa modalidade de trabalho.

Na oportunidade, o Chefe do Depes foi convidado a participar de reunião com a CGU e o TCU que o SINAL DF está promovendo para benchmarking dos processos de trabalho remoto que esses órgãos já adotaram com sucesso, desde antes da pandemia. Foi-lhe informado ainda que a Associação e o Sintbacen também estão sendo convidados para as reuniões de benchmarking e para produção e apresentação das premissas de uma construção coletiva do modelo a ser adotado pelo Banco Central.

O Sindicato acredita que só com a maior participação possível dos servidores e de seus representantes teremos a segurança necessária e maior chance de sucesso nessa empreitada, levando em consideração todos os benefícios e as limitações já registrados nessas modalidades de trabalho, outras consequências que porventura se apresentem no decorrer do tempo, inclusive os casos de colegas que não se adaptaram e estão tendo dificuldades de adaptação ao trabalho remoto, e aqueles próprios dos administradores que agora devem gerir os trabalhos de suas equipes à distância. A reunião com a CGU foi muito boa. Ficamos conhecendo as premissas consideradas e o caminho percorrido até chegar ao modelo efetivamente implementado.

QVT

Levamos ao conhecimento do Banco as ideias sobre programas de qualidade de vida específicas para este momento da pandemia e nos foi informado que o Depes também apresentará ao Sinal o Programa do BC que deve ser iniciado ainda em agosto e que avaliará a possibilidade e a forma para a participação do Sindicato nessas ações.

A apresentação das linhas gerais do Programa do Depes, por Marcelo Cota demonstrou-se muito convergente ao que baliza a proposta do Sindicato: tratar educativamente e preventivamente.

Foi sugerida ao Depes a reativação do Comitê de QVT, no qual o Sindicato participava com dois membros, para construção proativa desse tema. O Depes nos informou que o Comitê de Gestão de Pessoas é a instância que discute todas as questões de pessoas, educação, saúde e organização.

O Sindicato reafirma a alta qualidade das reuniões de QVT com base nas melhores práticas de gestão. Quanto mais participativo e transparente o processo de Gestão, desde o Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e QVT (parte fundamental da Gestão), maior o engajamento, melhores os resultados para a organização, menor o índice de assédio moral e consequentemente melhor o clima organizacional.

Foi também informado ao chefe do Depes que no dia 13 de março, véspera do início do isolamento social, foi feita uma reunião – por iniciativa do Sinal DF – com as várias entidades de interesse e vinculadas ao servidor do Banco Central para tratar do tema Qualidade de Vida da comunidade Banco Central, o que difere e na verdade amplia o alcance do tema QVT, embora com várias intersecções. Participaram desse primeiro encontro: Centrus, Asbac Brasília, Fenasbac, ANBCB, Sintbacen e Abace. Agora, passado o momento de adaptação à convivência com a pandemia, promoveremos em breve a continuidade desse projeto. Era nossa ideia criar uma agenda única de eventos e também de produtos evitando conflitos, superposição de ações e maximizando os benefícios para a “comunidade BC”.

Informamos ainda que a portaria 282 do Governo datada de 24 de julho não nos afeta, em princípio, pois estamos amparados pela Lei 9650/98, mas nos preocupa pela sua essência e pelo que pode vir nessa linha adiante. Nossa área jurídica está estudando e estamos atentos e atuantes a todas as alterações normativas.

Chamamos atenção de todos para os dois temas prioritários para essa semana (sabendo que talvez até a publicação deste informativo algo possa mudar nesse período conturbado que vivenciamos): O TELETRABALHO e a AUTONOMIA.

Chamaremos a qualquer momento!

Andréia Medeiros
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.292 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorParlamentar critica “estratégia persecutória” contra servidores
Matéria seguinteFonacate cobra esclarecimentos acerca de Nota Técnica da CGU