Edição 128 – 31/7/2020

Fonacate cobra esclarecimentos acerca de Nota Técnica da CGU


Em ofícios encaminhados ao ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e ao secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, nesta quinta-feira, 30 de julho, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) demonstra preocupação e cobra esclarecimentos acerca de Nota Técnica publicada pela CGU sobre o comportamento dos servidores nas redes sociais e suas possíveis implicações.

A preocupação das entidades é com a garantia da manutenção da produção intelectual, pela qual o Fonacate se destaca, bem como da liberdade de opinião do servidor. “Solicitamos que seja esclarecido que os servidores públicos podem exercer em plenitude seus direitos políticos e sua cidadania, manifestando-se nas redes sociais e onde mais lhes aprouver, desde que não o façam em desapreço aos órgãos em que exercem suas atribuições, caso destes se identificarem como servidor”, observa trecho dos documentos.

O documento da CGU foi alvo de duras críticas do coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Professor Israel Batista (PV/DF), conforme destacou a edição 127 do Apito Brasil.

Edições Anteriores
Matéria anteriorERRATA – Banco Central permanece com trabalho remoto
Matéria seguinteSGP edita Instrução Normativa com diretrizes acerca do teletrabalho