Edição 1221 - 31/12/2021

Feliz 2022!

 

O ano de 2021 foi desafiador em diversos sentidos. Entre todos os obstáculos que um segundo ano de pandemia e trabalho remoto nos impôs e que tivemos de enfrentar, o maior de todos foi, sem sombra de dúvida, a PEC da Reforma Administrativa, uma proposta danosa que visa a precarização do serviço público como um todo.

Graças a toda a movimentação do Sinal e de outras entidades sindicais, nos mobilizamos por 14 semanas em protestos presenciais (aeroporto de Brasília e Câmara dos Deputados) e virtuais, além de interlocuções diretas com parlamentares, e conseguimos enterrar a PEC-32 que dificilmente será votada ano que vem.

Impossibilitados de fazer grandes aglomerações e movimentações físicas, como costumávamos fazer nesses momentos, nos reinventamos, com segurança e responsabilidade, mas sem nunca deixar de lado nosso objetivo maior: defender a carreira dos servidores do Banco Central.

Essa vitória nos dá ânimo para enfrentar os novos desafios que 2022 nos trará.  Duas pautas já são imperativas: reajuste salarial e acordo na ação dos 28,86%. Na semana passada, entregamos pessoalmente à diretoria do Banco Central nossa pauta de reivindicações e repassamos ponto a ponto do documento. Tivemos interlocuções constantes com Legislativo e Imprensa.

Apesar de nossos esforços, o Orçamento acabou sendo aprovado sem previsão de reajuste.

Este ano, mais do que nunca, entendemos a relevância de estarmos lado a lado da Nacional, somando esforços para ter êxito junto às demandas de nossos filiados. O trabalho estratégico conjunto foi fundamental para as conquistas que tivemos.

Além das pautas macro, estamos focados em oferecer ao filiado da Seccional de Brasília benefícios e assistência especializada para as demandas locais.

Atuamos fortemente em defesa dos servidores em relação ao BC Saúde levando as dificuldades enfrentadas pelos servidores ao Comitê Gestor, firmamos convênios na área educacional  e, por meio da assessoria jurídica, obtivemos êxito em diversas ações. Foram mais de 590 atendimentos realizados pelo escritório contratado, Cidade Schmorantz Advogados Associados, entre consultas sobre questões funcionais, causas particulares, informações sobre andamentos processuais, pedidos de impulsionamento de processos, esclarecimentos sobre pagamentos de precatórios e RPVs, etc.

Para 2022, queremos:

Fortalecer a atuação do Sinal-DF junto ao comitê gestor do BC Saúde, a fim de conseguir o parcelamento do PDL (Participação Direta Limitada) e a ampliação do APS – Assistência Primária a saúde;

Estruturar a relação com a ANBCB e SintBacen com o objetivo de fortalecer a luta em favor dos servidores;

Acompanhar o PGD (Programa de Gestão de Desempenho);

Acompanhar a relação do BCB com os servidores;

Defender o teletrabalho e a volta ao trabalho presencial ou híbrido somente se houver segurança (tanto quanto possível por opção do servidor além da conveniência do banco);

Estreitar ainda mais a relação do sindicato com a categoria, principalmente, neste momento de perdas salariais históricas.

Agradecemos a você, filiado, pela confiança depositada e o convidamos a acompanhar nossas redes e informativos e atuar conosco nas pautas de interesse da categoria visando mais respeito e reconhecimento.

Nunca é demais lembrar: juntos  somos mais fortes. Precisamos do engajamento de todos (filiados e não filiados – inclusive aposentados) para valorizar nossa carreira, impedir propostas absurdas e conquistar vitórias importantes. Olhando para cima. Sempre.

Que venha 2022, estamos preparados!

Boas Festas!

Vicente Fialkoski
Presidente da Seccional Brasília

1.242 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anterior2021: O ANO DA VACINA!
Matéria seguinteFeliz Ano Novo!