Edição 001 - 04/01/2022

FICOU CLARO OU QUER QUE DESENHE?

Diferença cai, mas mulheres ainda ganham 78% da renda dos homens

Mesmo com a luta pela igualdade salarial, as mulheres ainda estão em desvantagem:
elas recebem 78% do que os homens ganham. É o que mostra a Síntese de Indicadores
Sociais (SIS), divulgada pelo IBGE. Leia mais.

Veja mais

Ficou claro ou quer que eu desenhe?

Saiu no Apito Brasil 216, de 02.12.2021:

“Em reunião com membros da Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Sinal no dia 2 de dezembro, o representante da Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC), Flávio Roman, rechaçou a possibilidade de um acordo referente à ação dos 28,86%. Também estiveram presentes no encontro a Diretora de Administração (Dirad), Carolina Barros, e o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização (Depes) da Autarquia, Marcelo Cota. Questionado pela Direx, Roman se mostrou contrário à alternativa não litigiosa defendida pelo Sindicato e afirmou que esta é a recomendação da Procuradoria à Diretoria do BC.”.

Novidade? Não, nenhuma.

Para qualquer um que acompanhou o desenrolar da ação judicial e as tratativas do Sinal há várias gestões, usando para isso todos os meios judiciais cabíveis e a busca incessante de negociações, invocando inclusive a AGU para este fim, a posição do PGBC sempre foi esta, de oposição renhida e irretratável.

O que é inédito foi a tranquilidade e a crueza com que os fatos foram estabelecidos de uma forma inequívoca e até mesmo contundente.

Como quem busca dar um choque de realidade em algumas conversas e suposições.

Tal fato nos sugere duas grandes lições.

A primeira, é que todo aquele discurso que povoou as redes sociais nas últimas eleições do Sinal de que “uma boa conversa”, com “as pessoas certas”, envolvendo aposentados “influentes” poderia propiciar enfim um acordo entre o BACEN e os querelantes, previsivelmente não deu em rigorosamente nada.

Após a reunião do dia 02, o que restou dele foi o bagaço da laranja e a curiosidade em saber o quanto dele era ilusão e o quanto era mero oportunismo político para manipular a angústia dos Colegas Aposentados.

A segunda lição, esta ainda mais dura, é o total desprezo da Administração Central do Banco pelos anseios e demandas de nossa Categoria, especialmente os Servidores Aposentados.

A autonomia da Diretoria Colegiada a colocou, funcional e politicamente, em outro mundo.

Ficou claro também que não há qualquer temor quanto à possibilidade de mobilização ou retaliação por parte dos Aposentados.

Aliás, para aqueles que não entenderam ainda, a transferência dos Aposentados e Pensionistas do BCB para o INSS não provoca qualquer ansiedade na Diretoria do Banco.

Para analisar a questão, ela conta com um parecer jurídico da mesma PGBC.

Precisa dizer mais alguma coisa?

Sim, precisa.

Precisamos mostrar que eles estão errados e que podemos pressionar politicamente o Congresso Nacional e utilizar todos os meios jurídicos possíveis para alcançarmos os nossos objetivos.

 

ATÉ QUANDO?

O gráfico ilustra a defasagem salarial em relação ao patamar de julho de 2010, considerando as três parcelas de reajuste de 5%, concedidas em janeiro de 2013, 2014 e 2015, as parcelas de 5,5%, em agosto de 2016, 6,98%, em janeiro de 2017, 6,64%, em janeiro de 2018, e 6,31%, em janeiro de 2019, conforme acordos celebrados com o governo.

Ressalta o corrosômetro a estimativa1  da perda salarial acumulada de agosto de 2010 a outubro de 2021, em termos de quantidade de salários atuais, deixados de receber no período.

1 Somatória das defasagens salariais (incluem as do 13º salário) calculadas em cada um dos meses do período, corrigidas pela variação do IPCA acumulado até outubro de 2021.

19 de novembro de 2021.

 

As nossas felicitações e os votos de um Feliz 2022 aos
ganhadores do Sorteio de Natal do Sinal-RJ!
Este é o nosso colega Antônio José Arosa Ferreira com o seu “Notebook DELL Inspiron Intel Core” novinho em folha (1º prêmio do nosso Sorteio)


SORTEIO DE NATAL DO SINAL-RJ

Solicitamos à filiada Candida Madureira dos S. F. Afonso, ganhadora de um celular (Prêmio do 2º colocado em nosso Sorteio de Natal), para entrar em contato, até o final do dia 06.01.2022, com o Sinal-RJ, através dos telefones  (21) 99427-7121 (Paulo Francisco) ou (21) 9975-4424 (Rose), para combinarmos a entrega, em sua residência, de seu prêmio.

(Caso você, Colega que está lendo esta mensagem, conheça a Candida, por gentileza tente contato com ela, pedindo para ligar para nós, ok? Muito obrigado)

UM JORNAL EM BUSCA DE UM NOME

Ver a imagem de origemO Sinal-RJ conta, entre suas Publicações, com o Apito Carioca Especial  para Aposentados e Pensionistas.

O que você acha de essa Publicação passar a ter um “nome de fantasia”, de mais fácil comunicação com seus leitores?

Se você tem alguma proposta de nome para o Jornal, mande a sua sugestão para o WhatsApp do Sinal-RJ (21 96920-0347) ou envie um e-mail para sinalrj@sinal.org.br

Participe!

 

VISITE
A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER
FILIADO  AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS

 

ATENDIMENTO DURANTE
A PANDEMIA
CLIQUE AQUI

 

 

Os Demonstrativos Contábeis de Novembro-2021 e anteriores estão disponíveis para
consulta em Área Restrita a Filiados no Portal Sinal
(Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis).

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas por
intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.336 Filiados no Rio de Janeiro, em 04.01.2022 

 

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.
SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br
Edições Anteriores
Matéria anteriorLista de entrega de comissões e substituições já está disponível; luta seguirá com paralisação no próximo dia 18
Matéria seguinteFAKE NEWS NAS FUNÇÕES COMISSIONADAS DO BC!!!