Edição 50 – 2/4/2020

Fonacate apresenta propostas emergenciais para enfrentamento à crise da Covid-19


O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) divulgou nesta terça-feira, 31 de março, nota pública em que enumera sugestões emergenciais para enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O documento apresenta 10 eixos com vistas à mitigação dos impactos, tanto à saúde quanto financeiros, decorrentes da pandemia, em especial à parcela economicamente mais vulnerável da sociedade.

Dentre as propostas, estão a suspensão de regras fiscais como a Emenda Constitucional nº 95 (teto de gastos), o reforço do orçamento destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS), a proteção ao emprego e a sustentação à renda das famílias.

“O momento é crítico, não permitindo o apego a falsos dilemas como ‘o dinheiro do governo acabou’, ‘as políticas públicas não cabem no orçamento’ e ‘é hora de todos se sacrificarem’. Não se trata, na emergência, de problema distributivo, mas de ameaça ao próprio funcionamento do sistema econômico e à subsistência de vasta parcela da população”, observa trecho da nota.

Confira aqui a íntegra da publicação, que será encaminhada à equipe econômica do governo e aos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.

Campanha destaca papel das carreiras públicas

Campanha promovida pelo Fonacate nas mídias sociais vem demonstrando à população a importância das carreiras públicas neste momento de luta contra a disseminação da Covid-19. Veja abaixo a peça que destaca o papel dos servidores do Banco Central do Brasil.

E você também pode reforçar este movimento. Clique na imagem e compartilhe em suas mídias sociais.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPaulo Guedes se mostra contrário à redução salarial de servidores
Matéria seguinteCIDADANIA: A MELHOR ARMA CONTRA O CORONAVÍRUS