Edição 25 – 05/02/2018

Fonacate e Fonasefe indicam reforço da luta unificada e encaminham pauta reivindicatória para 2018


Em Reunião Ampliada neste fim de semana, 3 e 4 de fevereiro, representações sindicais que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) indicaram o recrudescimento das ações contra o desmanche do serviço público em curso e definiram a pauta de reivindicações do conjunto da classe para este ano. No calendário de atividades, destaque para o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, em 19 de fevereiro, com paralisações e mobilizações em todo o país. A data marcará, também, o lançamento da Campanha Salarial Unificada 2018.

Membros da Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Sinal participaram do evento, que ocorreu em Brasília.

Sem título-1

Ampliando o debate, analisando cenários

O sábado, 3, foi dedicado à avaliação do conjunto de alterações promovidas pelo Governo que incidem sobre o funcionalismo. Com a participação de especialistas, aproximadamente 300 representantes de entidades da categoria, das 27 unidades federativas, tiveram subsídios para o aprofundamento dos debates que ocorreriam na manhã de domingo, 4, nos grupos de trabalho. Em discussão, além da PEC287/2016, a Emenda Constitucional (EC) 95 – que limita investimentos no setor público – e o fenômeno das terceirizações na Administração Pública como reflexo da Reforma Trabalhista e da Lei nº 13.429/2017, que dispõe, entre outras, sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviço a terceiros.

O presidente do nosso Sindicato, Jordan Alisson, dirigiu a mesa de discussões durante a tarde.

Traçando estratégias para o enfrentamento

No domingo, a agenda de trabalhos foi direcionada à consolidação das propostas constantes na pauta reivindicatória, que tem como eixos prioritários a defesa dos serviços públicos com base na revogação da EC95 e da Reforma Trabalhista, bem como a rejeição à proposta de reforma previdenciária. Ainda, a correção das distorções salariais e o cumprimento integral de todos os acordos assinados na Campanha Unificada de 2015. Vale lembrar que a exigência de Nível Superior para ingresso no cargo de Técnico do Banco Central do Brasil fez parte dos termos firmados entre o Sinal e o governo à época.

O documento com todas as frentes de reivindicação, que recobra uma série de itens não atendidos pelo Executivo e o Legislativo na pauta de 2017, será divulgado ao longo desta semana.

Foi definido, também, o cronograma de enfrentamento ao pacote fiscal e especificamente à Reforma da Previdência, que já começou hoje, 5, com atividades nos aeroportos, visando a abordagem aos parlamentares quando do retorno aos trabalhos no Congresso Nacional e prosseguirá nos próximos dias. Veja as datas:

– 6 de fevereiro

Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), às 9 horas, para debater o Relatório da CPI da Previdência, que contará com a participação de Daro Piffer, diretor de Estudos Técnicos do Sinal, em uma das mesas de debates;

– 6 a 16 de fevereiro

– Rodada de assembleias nos Estados para construção do dia 19 – Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência;

– 19 de fevereiro

– Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, com greves, paralisações e mobilizações nos Estados;

 – 20 de fevereiro

– Lançamento da Campanha Salarial 2018 dos servidores públicos federais.

Fique atento às convocações de sua representação regional e vamos, juntos lutar pela preservação de políticas públicas de qualidade para todo o povo brasileiro.

Juntos somos mais fortes!

Sem título8

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocação de Reunião Ordinária conjunta CR-DF e DIREX-DF
Matéria seguinteMP805/2017: ADI está pronta para apreciação no plenário do STF