Edição 93 – 2/6/2021

Fonacate: Sinal sugere construção de calendário de luta contra a PEC 32/2020


O presidente nacional, Fábio Faiad, e o diretor de Relações Externas do Sinal, Francisco Tancredi, participaram de assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na tarde desta terça-feira, 1º de junho. A discussão das estratégias de luta frente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa – foi pauta única da reunião virtual.

“Algum barulho temos que fazer para demonstrar a nossa insatisfação com a PEC”, destacou o presidente do Sinal durante o encontro com as demais lideranças das carreiras de Estado. Fábio Faiad propôs que o Fórum estabeleça um calendário de mobilizações específico contra a matéria, com a possibilidade de uma primeira paralisação parcial ainda em junho.

“Temos que intensificar a luta e a mobilização de nossas bases. E mostrar que todos os servidores – inclusive os atuais – serão duramente atingidos, se a PEC 32 for aprovada”, observou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

A data unificada e as formas de mobilização serão discutidas nos próximos dias também com as representações do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que congrega, além de sindicatos e associações, federações, confederações e centrais sindicais.

O enfrentamento à reforma administrativa do governo federal será tema de discussão também na Assembleia Geral Nacional (AGN) de servidores do BC que o Sinal promoverá na próxima segunda-feira, 7 de junho, às 16h. Na oportunidade, serão repassadas mais informações sobre a mobilização do conjunto do funcionalismo.

A PEC 32/2020 segue agora para Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que deve ser instalada na próxima semana, para análise de mérito.

Participe da construção da luta

Convidamos você, filiado, a participar da construção desta e de outras lutas da categoria, por meio do SinalCon 2021. A primeira edição do Congresso de Fóruns Virtuais Multitemáticos do Sindicato discute, no Facebook, os itens da pauta reivindicatória aprovada pelo corpo funcional do BC, em AGN.

Clique aqui para saber mais.

Edições Anteriores
Matéria anteriorHORA DA VERDADE! – CPSS
Matéria seguinteAvisos de catástrofe – A PEC do desmonte do serviço público – 1