Edição 208 – 10/12/2020

“Isso faz parte de um projeto perverso para a sociedade brasileira”, afirma Paulo Lino sobre agenda do governo no Legislativo


Chamou a atenção essa manifestação do presidente do Sinal, durante o webinar “Avaliações e Perspectivas para 2021”, ao enumerar matérias, para além da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa, que prejudicam o serviço público e, consequentemente, a população.

Representando o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Lino participou do evento, realizado pelo Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público no Ceará, nesta quarta-feira, 9 de dezembro, ao lado do secretário geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, e da presidente do Conselho Regional de Serviço Social no Ceará, Crizeuda Freire.

No “pacote de maldades”, juntamente à PEC 32/2020, o presidente do Sinal citou, dentre outras, as PEC 186 e 188/2019, que preveem cortes significativos de despesas com o setor público, o que se torna ainda mais grave no momento em que o país atravessa crises sanitária e econômica sem precedentes. “Mais uma vez, os grandes penalizados serão os cidadãos, principalmente aqueles que necessitam dos serviços públicos gratuitos”, observou.

Na mesma linha, Sérgio Ronaldo destacou que, não fosse o trabalho dos servidores em todo o país, no front e na retaguarda da batalha contra os efeitos da Covid-19, “o caos estaria muito maior do que estamos vivenciando em 2020”. Em relação à escalada do arrocho infligido ao funcionalismo, o representante da Condsef e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) pontuou que “querem colocar a culpa em quem está mantendo a máquina pública funcionando”.

Em outro momento de sua intervenção, Paulo Lino criticou o cerceamento ao debate democrático da reforma administrativa, haja vista a omissão, por parte do governo, dos documentos que nortearam a confecção da proposta. Ainda, destacou o esforço que o Fonacate vem fazendo para elevar o debate, com a publicação da série Cadernos da Reforma Administrativa, que chegou ao seu 16º volume.

Em relação ao próximo ano, com uma pauta recheada de ameaças no Legislativo, Lino destacou a importância da construção de uma frente ampla de mobilização e luta. “O grande desafio para 2021 é a união dos servidores com a sociedade e também entre nossas carreiras, mesmo estando cada um em sua casa”, afirmou.

Assista aqui ao evento na íntegra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonacate e SGP discutem avaliação de desempenho e desligamento de servidores na Administração Pública
Matéria seguintePEC Emergencial fica para 2021; desafios se acumulam para o próximo ano