Edição 1 – 3/1/2022

Lista de entrega de comissões e substituições já está disponível; luta seguirá com paralisação no próximo dia 18


Além de não nos atender no final do ano passado, quando sua atuação era fundamental para conseguirmos os recursos no Orçamento 2022 para nosso reajuste salarial, o Presidente do BC nos “presenteou” no dia 31/12/2021 com um e-mail de fim de ano no mínimo lamentável. Muitos elogios ao trabalho dos servidores (merecidos, é claro), mas nenhum comentário sobre as duas grandes assimetrias que o funcionalismo do BC sofre em sua gestão:

1. Os policiais federais e os servidores da Receita Federal terão reajuste salarial em 2022, aprofundando ainda mais as diferenças remuneratórias entre o BC e carreiras congêneres; e

2. Já houve acordo na questão dos 28,86% para os servidores da Receita Federal, os do Tesouro Nacional, os Policiais Rodoviários Federais, os da Controladoria-Geral da União etc., mas não houve negociação para os servidores do Banco Central do Brasil.

De elogios inócuos e “tapinhas nas costas” os servidores estão cansados. O que se quer, de verdade, é ver o Presidente do BC entrar em campo para valer e conseguir resolver de uma vez por todas as duas assimetrias acima citadas. O momento exige, obviamente, uma priorização, a fim de não se perder o foco: a prioridade será a reestruturação, com reajuste salarial, dos cargos de Analista e Técnico.

Ainda sobre o referido e-mail de fim de ano, destacamos uma frase do Presidente do BC com a qual o Sinal concorda: “não existe espaço para lamentações”. Realmente não adianta lamentar, desabafar no WhatsApp. O único caminho real para resolvermos nossos problemas atuais é o das mobilizações! E, por isso, chamamos todos os servidores para os três processos de mobilização que o Sinal, o SintBacen e a ANBCB estão construindo em conjunto:

a) Assinar a lista de não-assunção de comissões, a qual já está disponível desde o mês passado, aqui (já temos mais de mil assinaturas, mas queremos ampliar a adesão);

b) Assinar a lista de entrega de comissões e substituições disponibilizada aqui; e

c) Preparar-se para o grande dia de protesto pela Reestruturação da Carreira a ser realizado em 18 de janeiro, com atividades virtuais para todas as praças e protesto presencial em Brasília.

Somente a mobilização trará nossas merecidas conquistas!

Edições Anteriores
Matéria anteriorFeliz Ano Novo!
Matéria seguinteFICOU CLARO OU QUER QUE DESENHE?