Edição 14 – 24/2/2015

Manifestação no MPOG cobra convocação de aprovados


Ato faz parte de uma série de mobilizações conjuntas do Sinal e Comissão

apito

Diretores do Sinal estiveram presentes, na manhã desta terça-feira, 24 de fevereiro, na manifestação pela posse de todos os aprovados no último concurso do Banco Central. O ato, que faz parte de uma série de mobilizações do sindicato em conjunto com a Comissão dos Aprovados, ocorreu em frente à sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília.

Representaram o Sinal na ocasião: o presidente nacional, Daro Piffer, o diretor de Assuntos Jurídicos, Jordan Alisson, o diretor de Assuntos Previdenciários, Sérgio Belsito e o diretor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), José Vieira Leite, além do presidente da regional Brasília, Max Meira.

A manifestação teve o objetivo de pressionar o MPOG e chamar a atenção do público em geral sobre o agravamento do risco de RH no Banco Central. Em seu discurso, Daro reforçou o apoio do Sinal aos aprovados e enfatizou a discrepância entre aumento de responsabilidades e a gradativa redução de servidores no BC. “É uma conta que não fecha. Recentemente, o Banco recebeu novas atribuições, mas a força de trabalho vem sofrendo um desmanche”, afirmou. Desde o início, o Sinal endossa a luta dos aprovados, que conta, entre outras iniciativas, com audiência pública e, mais recente, um encontro com parlamentares no Senado Federal.

Atualmente, a defasagem no Banco Central é superior a 2.000 cargos em relação à previsão legal e são esperadas, até o fim de 2016, mais de 650 novas aposentadorias. A possível convocação dos 730 aprovados – há um ano – no curso de formação, ainda não supre, nem de longe, as necessidades da autarquia. Vale ressaltar também que o concurso de 2013 perde a validade em setembro.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAGR Ordinária HOJE – Escolha da Comissão Eleitoral e Outras Providências
Matéria seguinteAtos em todo o país marcam o lançamento da Campanha Salarial Unificada 2015