Edição 4 - 05/01/2017

Marun finge que não, mas mostra incômodo com denúncia; Fonacate reforça protagonismo na luta contra pacote de maldades


A representação na Comissão de Ética da Presidência da República impetrada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) contra o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, na última quarta-feira, 3 de janeiro, segue repercutindo na grande imprensa. Em entrevista veiculada pelo portal de notícias Jovem Pan, o ministro, ao ser questionado sobre a denúncia, limitou-se a negar a flagrante coação a governadores e deputados. Na falta de argumentos objetivos que invalidem a acusação, Marun tentou minimizar o fato e desqualificar o Fonacate.

“Fonacat, que nem sabia que existia… para proteger privilégios não falta associação, mas para trabalhar pelo Brasil são poucos. Não posso me preocupar por pouca coisa, tenho coisa séria e grande para me preocupar”, cita trecho da reportagem, em fala atribuída ao entrevistado.

Visto o desconhecimento e desinteresse por parte do ministro, o Apito Brasil se encarrega de fazer uma breve apresentação do Fonacate.

Articulação em defesa do Estado

Fruto de uma interlocução iniciada ainda em 2006, o Fórum congrega representações sindicais de quadros técnicos dos mais qualificados no âmbito da Administração Pública federal, estadual e municipal. Carreiras das áreas de segurança pública, fiscalização e regulação do mercado, ministério público, diplomacia, arrecadação e tributação, proteção ao trabalhador e à saúde pública, inteligência de Estado, formulação e implementação de políticas públicas, comércio exterior, prevenção e combate à corrupção, fiscalização agropecuária, segurança jurídica e desenvolvimento econômico-social, integram a mesa permanente de discussões hoje. Veja aqui a relação completa de federações, associações e sindicatos afiliados.

A Presidência do colegiado é ocupada atualmente por Rudinei Marques, que também dirige o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical). As demandas e anseios do corpo funcional do Banco Central do Brasil têm espaço significativo nesta importante instância de debate. O Sinal ocupa a Vice-Presidência de Administração e Patrimônio, por meio do presidente Jordan Alisson.

fonacate

Ao longo de sua existência, a entidade se consolidou como legítima porta-voz de um universo de mais de 200 mil servidores, com reconhecimento em canais de diálogo nas diversas esferas de poder.

Na mais recente batalha contra o pacote fiscal em curso, tem consistido numa essencial frente de resistência, tanto no enfrentamento aos intentos do governo federal quanto na busca pelo esclarecimento à sociedade sobre o imprescindível papel das carreiras de Estado para a preservação de políticas públicas eficazes, com vistas ao desenvolvimento do país. A reforma da Previdência, o adiamento dos reajustes, o projeto que prevê a demissão de servidores públicos estáveis e o que regulamenta a negociação coletiva na Administração Pública Direta são alguns dos itens prioritários na agenda de enfrentamento do Fonacate. Conforme noticiou a edição nº3 do Apito Brasil, nesta quinta-feira, 4, a entidade já encaminha a continuidade da luta juntamente ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para os primeiros meses de 2018.

Veja aqui parte das mais recentes campanhas de mídia promovidas contra o desmonte do Estado brasileiro. Para saber mais sobre as mobilizações em pauta, visite a página eletrônica do Fórum. Acesse também pelo Facebook.

Edições Anteriores
Matéria anteriorGoverno ainda crê em adiamento de reajustes; categoria deve permanecer atenta
Matéria seguinteGoverno estuda apresentação de nova PEC: Adivinhem quem serão, mais uma vez, os prejudicados