Edição 58 – 02/04/2018
Mobilização pelo reconhecimento da importância dos servidores do BC
Na última quinta-feira, 29 de março, quase três centenas de servidores do Banco Central do Brasil, em Brasília (DF), reuniram-se em assembleia convocada pelo Sinal-DF, com o objetivo, neste momento em que a autonomia do BC volta a ser assunto predominante no governo e no Congresso Nacional, de buscar formas para alcançar, perante todas as partes envolvidas, o merecido reconhecimento pela alta qualidade dos serviços prestados à Autarquia, fator preponderante para que a mesma possa se dignificar no cumprimento de sua missão junto à sociedade brasileira.
A assembleia deliberou, entre outras decisões, que se cobre do presidente Ilan Goldfajn manifestação à imprensa esclarecendo do que se trata o processo de valorização das carreiras do BC em discussão e que o mesmo passe a constar da Agenda BC+ da Instituição. Foi decidido, ainda, convocar o presidente a apresentar aos servidores, antes da exposição aos membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, o que pensa e pretende a direção da Autarquia em relação aos projetos em curso, que têm como objetivo a autonomia e a valorização das carreiras do órgão, e qual a sua posição sobre a possível inclusão do Banco Central no famigerado “carreirão” que o governo pretende implantar, com salários iniciais de R$5.000 e 30 níveis para se alcançar o topo da carreira.
Nova reunião sobre esses temas ocorrerá nesta terça-feira, 3 de abril, com a Diretoria de Administração. A assembleia decidiu, também, convocar o presidente Ilan a comparecer ao encontro.
O Sinal reitera que, mesmo antes da apresentação formal das minutas dos projetos em tela, foram detectados pontos discordantes com diretrizes aprovadas nas instâncias deliberativas do Sindicato, que terão que ser objeto de futuras discussões, como, por exemplo, a nova denominação do cargo de Analista.
Entendemos que o momento é propício para toda essa discussão e é absolutamente imprescindível a participação dos servidores na formulação das novas propostas.
Acompanhe as informações e fique atento às orientações e convocações, nacionais e regionais, do Sinal, porque se o momento é de reflexão, também o é de ação, pois juntos poderemos dar os primeiros passos para a construção do Banco Central do Brasil que sonhamos.