Edição 2 - 9/1/2023
Nota
O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL) repudia os ataques promovidos neste domingo, 8 de janeiro, contra as sedes dos três Poderes da República em Brasília. A depredação do patrimônio público, na tentativa de espalhar o terror e desestabilizar instituições, representa o mais grave ataque à democracia das últimas décadas.
O SINAL entende que os atos são totalmente incompatíveis com a concepção do Estado Democrático de Direito e com o exercício da cidadania. Destaca ainda que tais atitudes demandam, além do rechaço de toda a sociedade brasileira e da comunidade internacional, uma investigação célere e punições exemplares, conforme o rigor da lei, não apenas para os operadores da manifestação criminosa deste domingo, mas para os seus financiadores, intermediários e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para tal.
Por fim, o Sindicato reafirma seu apoio às instituições do Estado e compromisso com a democracia e com a liberdade de manifestação e expressão, independentemente do espectro político, desde que dentro dos limites constitucionais e em respeito à soberania popular emanada por meio do sufrágio universal. Ainda, se solidariza com as autoridades públicas alvos de ameaças e hostilidade.
Ataques ao patrimônio público e ao Estado Democrático de Direito não podem ser tolerados.
Fábio Faiad Bottini
Presidente do SINAL