Edição 040 - 10/07/2018

O Sinal e a Funpresp


A Funpresp, instituída em 2012, é um fundo de pensão privado, de caráter facultativo (por enquanto), que capta a contribuição dos trabalhadores e aplica no mercado financeiro. Uma parte dos rendimentos das aplicações é utilizada para o pagamento de aposentadorias. No entanto, a Fundação traz muitos riscos, uma vez que está sujeita às oscilações do mercado e, caso isso ocorra, se esquiva da obrigação de pagar as aposentadorias.

Na ficha de adesão da Funpresp há uma cláusula dizendo que as taxas de lucratividade prometidas podem não ser alcançadas, ou seja, faz-se o aderente assinar uma ficha no qual ele diz que está pondo dinheiro num negócio e sabe que poderá ter prejuízo. Está dito também com clareza que o Estado não salvará o fundo se ele quebrar. Em condições normais, não haveria nenhuma razão para trabalhador algum entrar numa forma de investimento tão perigosa.

Infelizmente, não vivemos em tempos normais, e uma grande parcela de colegas terá que se decidir em breve. O Sinal-RJ, dentro das suas responsabilidades, vem buscando oferecer o máximo de informações disponíveis, como o Seminário Funpresp em Pauta, realizado no dia 14 de junho, “com casa cheia”, e ainda batalha pela prorrogação do prazo de adesão.

O que é bem claro, para qualquer um que queira enxergar, é que nestas condições o futuro destes servidores fica cada vez mais incerto e condicionado a esta e a outras ameaças dos futuros governos de plantão contra os servidores públicos federais.

Na história da nossa instituição, a única arma efetiva contra estas ameaças sempre foi a mobilização da categoria, escudada na sua organização sindical.

Ou alguém acredita que as atuais condições de trabalho desceram do céu?

Quanto à Funpresp, sabemos que cada servidor deverá decidir individualmente a melhor alternativa para si, porém quanto ao seu futuro no BCB, acreditamos que não devem vacilar em manter um sindicato forte e atuante para a sua defesa das ameaças crescentes no seu horizonte.

O individualismo e a divisão só tornarão mais fáceis o trabalho daqueles que procuram desacreditar o serviço público no intuito de privatizar cada vez as funções do Estado.

Seminário Funpresp em Pauta, em 14/06/2018


Edições Anteriores
Matéria anteriorVotação do Orçamento para 2019 e luta contra congelamento do setor público marcam a semana
Matéria seguintePor Sinal destaca desmonte do serviço público